PMDB emite nota em defesa de Pátio e convoca encontro regional
O PMDB aprovou nesta segunda-feira (17.11) uma Nota Oficial em defesa da diplomação e posse do prefeito eleito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, atual deputado estadual pela legenda.
Intitulada “É o Zé que o Povo Quer; E a Vontade do Povo Tem que Ser Respeitada”, a nota argumenta que a eleição do peemedebista é legítima e foi conquistada com ampla vantagem de votos. O partido condena as acusações de que Zé do Pátio ou sua coligação tenham praticado compra de votos durante a eleição, classificando-as de infundadas.
“O PMDB de Mato Grosso expressa sua inabalável convicção na legitimidade da eleição de José Carlos do Pátio. Forjado nos quadros do antigo MDB, Zé do Pátio não patrocinou tampouco autorizou ou permitiu que a famigerada compra de votos fosse praticada em sua campanha, por questões de princípio político e ideológico e por absoluta confiança na liderança que exerceu durante todo o processo eleitoral, como atestam todas as pesquisas eleitorais divulgadas em Rondonópolis este ano, disponíveis na Justiça Eleitoral”, diz trecho da nota.
A Executiva deliberou ainda constituir uma consultoria jurídica, a cargo do advogado e dirigente estadual Elarmim Miranda, para acompanhar a defesa de Zé do Pátio, e também de todos os candidatos peemedebistas que ainda estejam envolvidos em disputas judiciais das últimas eleições, a exemplo dos prefeitos de Juara, Oscar Bezerra, e de Paranatinga, Carlinhos Nascimento.
BALANÇO
A Executiva do PMDB deliberou ainda por convocar para o dia 11 de dezembro, em Cuiabá, um encontro estadual com todos os candidatos a prefeito da sigla este ano, eleitos e não eleitos. Também serão convocados os atuais prefeitos e os vice-prefeitos e vereadores eleitos em 2008, além do Diretório Regional.
Na pauta do encontro, o balanço das eleições de 2008 em Mato Grosso e no Brasil, cenários para as eleições de 2010, e organização partidária para 2009.
“O PMDB obteve este ano a sua maior vitória eleitoral em Mato Grosso, depois de 1986, quando elegemos o governador Carlos Bezerra, os senador Márcio Lacerda e uma expressiva bancada de deputados estaduais e federais. Vamos avaliar essa vitória de agora e projetar onde ela levará o PMDB nos próximos anos”, disse ao final da reunião o governador em exercício, Silval Barbosa.
Já o presidente estadual do partido, deputado federal Carlos Bezerra, adiantou que “a Executiva levará para esse encontro a proposta de oficialização da candidatura própria do PMDB ao governo do Estado em 2010. A grande vitória que obtivemos esse ano é uma sinalização do povo de Mato Grosso de que o PMDB tem que apresentar seu candidato para voltar a governar o Estado”.
Também participaram da reunião da Executiva os deputados estaduais Adalto de Freitas e Juarez Costa, prefeito eleito de Sinop, além dos membros Elarmim Miranda, Carlos Miranda e Nico Baracat.
Abaixo, a íntegra da Nota Oficial em prol de Zé do Pátio:
“É O ZÉ QUE O POVO QUER.
O PMDB de Mato Grosso, por meio de sua Executiva Estadual, vem a público manifestar seu irrestrito apoio ao prefeito eleito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, em face dos questionamentos sobre a legitimidade da sua eleição para administrar aquele município.
O PMDB - maior partido do Brasil e um dos maiores de Mato Grosso - é o partido que liderou o processo de resistência à ditadura militar no Brasil. Se forjou e forjou seus quadros nos conceitos da combatividade, ética, transparência e espírito público. Práticas antidemocráticas e antiéticas não fazem parte do histórico glorioso do PMDB. Ao contrário, o partido as combateu, combate e combaterá veementemente.
O PMDB disputou eleições em todos os municípios de Mato Grosso este ano, com candidatos a prefeito, vice ou vereador. Elegeu candidatos na maioria deles. A postura do partido, todavia, sempre foi a de respeitar a vontade democrática e soberana do eleitor, quando vence e também quando perde eleições de forma legítima.
No caso específico de Rondonópolis, o PMDB de Mato Grosso expressa sua inabalável convicção na legitimidade da eleição de José Carlos do Pátio. Forjado nos quadros do antigo MDB, Zé do Pátio não patrocinou tampouco autorizou ou permitiu que a famigerada compra de votos fosse praticada em sua campanha, por questões de princípio político e ideológico e por absoluta confiança na liderança que exerceu durante todo o processo eleitoral, como atestam todas as pesquisas eleitorais divulgadas em Rondonópolis este ano, disponíveis na Justiça Eleitoral.
Tanto assim que José Carlos do Pátio e a coligação “Rondonópolis para Todos” (PMN / PSL / PMDB / PV / PT do B / PSC / PSDB / PRB / PCdoB), conquistaram 51.775 votos, correspondentes a mais de 52% dos votos válidos. Foi eleito legitimamente pelo voto direto da maioria dos eleitores, com vantagem de votos incontestável.
Portanto, o PMDB considera absurda e infundada a acusação de compra de votos contra de Zé do Pátio e sua coligação. E considera que os pretextos estapafúrdios, mesmo sob o manto do Ministério Público, utilizados pelos perdedores para negar a legitimidade desta vitória significa desrespeitar a vontade da sociedade rondonopolitana expressa nas urnas; significa vilipendiar a própria democracia.
O PMDB conclama os democratas e toda a sociedade de Mato Grosso para uma vigília cívica pela garantia do resultado legítimo das urnas em Rondonópolis, com a diplomação e empossamento de Zé Carlos do Pátio e Marília Sales como prefeito e vice-prefeita de Rondonópolis. Porque essa foi a vontade democrática e soberana do povo de Rondonópolis.
E A VONTADE DO POVO TEM QUE SER RESPEITADA”.
Executiva Regional do PMDB

Comentários