Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 03 de Novembro de 2008 às 17:04
Por: Maria Barbant

    Imprimir


Mato Grosso apresentou este ano uma redução de 74,45% no número de focos de queimadas em relação a 2007. Para falar sobre as ações desenvolvidas este ano e os planos para 2009, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan e integrantes do Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios (GEPCI), realizam nesta terça-feira (04.11), às 14 horas, no Auditório do Parque Massairo Okamura, uma coletiva para a imprensa.

O GEPCI foi criado pelo Decreto nº 1.470, de 23 de julho deste ano, com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção, preparação e resposta rápida às queimadas e incêndios florestais em Mato Grosso, de forma integrada com os diversos órgãos de Estado, dos Municípios, entidades não governamentais, iniciativa privada e comunidade.

O Grupo foi coordenado pelo major BM Hector Péricles de Castro e desenvolveu uma série de ações de governo, que resultaram numa redução este ano, em relação ao ano passado, em 74,45% no número de focos de queimadas em Mato Grosso. Em relação a 2006, a redução foi de 57,46% e, em relação a 2004, houve redução de 84,75%.

Este ano, as ações de prevenção, monitoramento, fiscalização e combate direto tiveram como prioridade as unidades de conservação estaduais, áreas de relevante interesse ecológico e áreas florestais.

Entre as atividades desenvolvidas pelo GEPCI foram realizadas palestras de cunho preventivo, operações de monitoramento e fiscalização em todo estado de Mato Grosso de forma a orientar a população e reforçar a importância de não se utilizar o fogo para limpeza de terrenos urbanos e rurais.

Somente a Coordenadoria de Articulação Operacional de Campo do GEPCI, em duas operações realizadas durante o período proibitivo, a Força Total e a Persistência, realizou mais de 30 palestras em escolas e mais de 60 em assentamentos rurais e associações de produtores. Na Operação Persistência, bombeiros militares, com o apoio dos Comandos Regionais da Polícia Militar e da Polícia Judiciária Civil percorreu mais de 28 mil quilômetros. As duas operações realizaram ainda 17 combates diretos a queimadas.

Integram o GEPCI mais de 28 órgãos e entidades entre eles a Casa Civil, Casa Militar, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Policia Militar, Polícia Judiciária Civil/Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Bombeiros Militar, Secretarias de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)/Ciopaer, de Educação (Seduc), Saúde (SES), de Desenvolvimento Rural (Seder), Famato, MT Regional, Empaer, FUNAI, Unemat, UFMT, Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Ibama, Indea, Incra, Ministério Público Estadual, Policia Rodoviária Federal e, sociedade civil organizada.





Fonte: Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/170350/visualizar/