Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 03 de Novembro de 2008 às 15:33
Por: Maria Nascimento

    Imprimir


Meta é contribuir para o aperfeiçoamento na execução do programa através do reconhecimento dos esforços dos envolvidos

Em 5 anos de existência, o Programa Saúde da Família (PFS) ultrapassou a cobertura de 50% da população brasileira, garantindo assistência para aproximadamente 93 milhões de brasileiros. Os dados foram revelados em encontro nacional que avaliou o PSF, no último mês de agosto, em Brasília. Mato Grosso participou da 3ª Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família com 28 trabalhos que tiveram êxito nas execuções nos Municípios do Estado e que foram avaliados pelo Ministério da Saúde.

Os dados dos 28 municípios revelam avanços na execução do programa. "Os índices de sucesso desse programa são claros, pois as equipes de atendimento estão presentes, o número de vacinação aumenta, as grávidas fazem mais exames pré-natais, as internações diminuem e a mortalidade infantil diminui", citou o deputado Gilmar Fabris.

Em reconhecimento ao crescimento do programa nesses e em outros municípios, o parlamentar está propondo a instituição, em Mato Grosso, do prêmio "Município Bom de Saúde" que será oferecido as cidades que tenham o Programa Saúde da Família (PSF) como estratégia de organização da Atenção Básica.

Os três municípios que obtiverem anualmente os melhores resultados na avaliação prevista em regulamento próprio serão premiados. A premiação será com um certificado de reconhecimento ao município, além da entrega de equipamentos médico-hospitalares para equipar as Unidades Básicas de Saúde da Família.

"Diante da enorme extensão territorial de Mato Grosso, das graves deficiências no atendimento nos Hospitais Regionais, que termina por acarretar uma migração dos problemas para o sistema de saúde da capital, os Municípios precisam estar conscientes da necessidade de investimentos cada vez mais inteligentes na prevenção na área de saúde", disse o parlamentar.

O projeto prevê que a Secretaria de Estado de Saúde em conjunto com o Conselho Estadual de Saúde, estabelecerá em regulamento próprio, os critérios para a premiação. O projeto está tramitando nas Comissões Permanentes da Assembléia Legislativa, se aprovado no parlamento e sancionado pelo Executivo pode vigorar a partir do próximo ano.

"É preciso que os municípios cada vez mais reúnam esforços sobre a forma que cada um tem encontrado para qualificar a Atenção Básica, sendo esse prêmio instituído para incentivar essa prática, avaliar as boas práticas e para a valorização dos profissionais das equipes de Saúde da Família," concluiu Gilmar Fabris.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/170365/visualizar/