Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 29 de Outubro de 2008 às 16:00
Por: Raoni Ricci

    Imprimir


As eleições municipais de 2008 foram um termômetro para medir a temperatura dos partidos e políticos de Mato Grosso. Entre vitórias e derrotas, o PMDB e o PSDB saem fortalecidos pelas vitórias em Rondonópolis e Cuiabá, mas o PR, que perdeu nos dois municípios não saiu ao todo despedaçado. Apesar de perder com Adilton Sachetti e Mauro Mendes, os republicanos conseguiram emplacar 135 prefeituras através de suas alianças, e estão bem no interior.

Muitos nomes foram jogados no ventilador para as primeiras análises, mas os candidatos definitivos só devem sair mesmo dependendo do andar da carruagem das possíveis alianças e também das pesquisas. Pelo PSDB, o prefeito reeleito Wilson Santos surge como candidato natural, mas aparece também o nome da viúva do ex-governador Dante de Oliveira, a deputada federal Thelma de Oliveira. Do outro lado caminha uma forte aliança entre o PT, PMDB e o PR, que tem os nomes de Luis Antônio Pagot, do vice-governador Silval Barbosa e do cacique peemedebista Carlos Bezerra, que ressurgiu das cinzas nesse ano eleitoral. Mauro Mendes com seus mais de 114 mil votos e Juarez Costa, prefeito eleito de Sinop, correm por fora.

Pelo Democratas, o senador Jayme Campos ainda está lambendo as feridas da derrota do irmão Júlio em Várzea Grande, mas é também um nome que não se pode deixar de colocar nessa lista. Na corrida ao senado federal, o governador Blairo Maggi, por enquanto, corre sozinho na disputa, mas pode ter a companhia do senador Gilberto Goeller, que ocupa a vaga do falecido Jonas Pinheiro, e da também senadora Serys Marli.

Com esses nomes, o Instituto de Pesquisas do Centro-Oeste (Ipec) sai na frente e começa a divulgar as primeiras sondagens antes do final deste ano. Segundo o diretor presidente do Ipec, João Albert, a primeira pesquisa será divulgada já na primeira quinzena de dezembro. Serão ouvidas 1.600 pessoas, de 9 regiões e 49 municípios mato-grossenses. Em 2009 as pesquisas serão realizadas a cada três meses e em 2010 as sondagens serão mensais.

Colaborou Rubens de Souza





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/170585/visualizar/