Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 28 de Outubro de 2008 às 08:10
Por: Marcos Coutinho

    Imprimir


As receitas estaduais devem permanecer em patamares de R$ 8,1 bilhões para o exercício financeiro de 2009, ou seja, no mesmo nível de 2008, segundo projeção feita pelo secretário de Fazenda, Eder Moraes Dias, em análise feita para o Olhar Direto.

"Esse fato (de ser mantido o mesmo patamar de 2008 em 2009), por si só, já não um bom sinal para a nossa economia", avalia o titular da pasta fazendária, que monitora diariamente a crise financeira mundial e analisa os potenciais reflexos e impactos na economia mato-grossense.

Por conta dessa previsão "realista" do setor fazendário, a proposta orçamentária encaminhada para o Poder Legislativo não deve sofrer alterações. A Lei Orçamentária Anual (LOA) deve começar a ser apreciada a partir de amanhã.

"Já conversamos com o deputado José Riva (primeiro secretário e presidente eleito da mesa diretora) e explicamos que o correto é manter a proposta do governo, que já foi encaminhada com a previsão do não crescimento das receitas

Em princípio, o secretário já tinha alertado que a crise global iria afetar a economia mato-grossense, no médio prazo, por conta de restrição ao crédito. Historicamente, 80% do financiamento agrícola de Mato Grosso vem das tradings, que fazem captações no sistema financeiro internacional e transferem os créditos aos produtores mato-grossenses em operações casadas.

O problema é que essas tradings terão dificuldades de captação diante do colapso do sistema financeiro mundial, especialmente nos Estados Unidos e nos países europeus, fortemente atingidos pelo crash.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/170733/visualizar/