Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 27 de Outubro de 2008 às 08:07
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O PR do governador Blairo Maggi é o primeiro em número de prefeitos e vereadores eleitos no Estado, mas o terceiro no quadro de vice-prefeitos. Com a conclusão neste domingo do segundo turno em Cuiabá, onde o tucano Wilson Santos garantiu a reeleição, o Partido da República vai comandar 32 municípios a partir de janeiro. Elegeu ainda 17 vice e 228 vereadores. O PR lançou 67 candidatos a prefeito.

Dos 141 municípios, o único impasse está em Paranatinga, onde os dois candidatos tiveram registros indeferidos. Caberá agora ao TSE decidir quem será o próximo gestor. Há possibildade, inclusive, de haver nova eleição no município.

Em Figueirópolis D´Oeste, das 9 vagas na Câmara Municipal, os republicanos "abocanharam" 8. Essa vantagem, porém, não aconteceu em todas as cidades. O partido não conseguiu eleger nenhum vereador em 34 municípios. Em Várzea Grande, onde o prefeito Murilo Domingos se reelegeu, o PR assegurou 4 vagas, enquanto o PSDB ficou sem nenhuma.

O PP é o segundo no novo mapa eleitoral de gestores. Garantiu 20 prefeituras. O partido dos caciques José Riva e Pedro Henry assegurou ainda 19 vice-prefeituras e 199 vagas de vereador. Depois vem o PMDB do deputado federal Carlos Bezerra, com 19 prefeitos, 25 vice e 169 vereadores. Em termos de vice, o PMDB é o primeiro. Entre os prefeitos peemedebistas estão Zé do Pátio, em Rondonópolis; Joemil Araújo, em Rosário Oeste; Juarez Costa, em Sinop; e Chicão Bedin, em Sorriso.

O Democratas elegeu 24 prefeitos, 15 vice e 164 vereadores. Entre os gestores estão Roland Trentini em Alto Garças, e Gilmar Mocellin, em Guiratinga. No escalão dos vices assumem Suely Araújo Barbosa em Alto Garças. O curioso é que, em Cuiabá e Rondonópolis o DEM não terá um representante na Câmara.

O PT do presidente Lula conquistou 18 prefeituras, 21 cadeiras de vice e 105 de vereador. Dentre as cidades que o PT vai comandar estão São José dos Quatro Marcos, com João Ferlin; Tabaporã, com Edison Rosso; e Vila Bela da Santíssima Trindade, com Wagner.

O PPS fica com 9 prefeitos, 8 vice e 95 vereadores. Com a conquista da Prefeitura de Cuiabá, o PSDB garante 6 gestores, 8 vice e 95 vereadores. De maior do Estado até 2002, o tucanato figura hoje em sétimo lugar quanto ao número de prefeituras. Os nanicos, PTC, Psol, PTN, PRB, PRTB, PC do B e PSL não conseguiram "fazer" prefeito.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/170817/visualizar/