Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 22 de Outubro de 2008 às 11:04
Por: José Luis Laranja

    Imprimir


Um projeto de lei do deputado José Domingos Fraga (DEM) institui em Mato Grosso a campanha para prevenção da má formação do Tubo Neural e Anencefalia. A campanha incentivará as mulheres na faixa etária de 15 a 40 anos a tomar o ácido fólico, que previne a má formação do tubo neural e anencefalia. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e, a Secretaria Estadual de Saúde informará, através dos meios de comunicação, em que tipo de alimentos o ácido pode ser encontrado.

A Secretaria de Saúde implementará convênios que viabilizem a distribuição gratuita de ácido fólico para as mulheres da faixa etária de 15 a 40 anos. Os convênios poderão ser realizados com indústrias de alimentos para a adição de ácido nas farinhas e outros produtos afins.

“Nosso objetivo é conscientizar a população feminina em idade de plena fertilidade da importância de se fazer à suplementação diária do ácido fólico na sua alimentação, pois, se ocorrer à gravidez sem planejamento, como é normal na vida dos casais, a mulher estará já com as reservas em níveis suficientes do referido ácido para o saudável desenvolvimento do feto, prevenindo as doenças congênitas derivadas da sua ausência”, afirmou o parlamentar.

Dados do Ministério da Saúde comprovam a importância da adição do ácido fólico na suplementação alimentar das mulheres, devida aos benefícios que traz ao organismo feminino, principalmente em estado de gravidez para a mulher e principalmente para o feto pela síntese da vitamina B9 na prevenção da má formação do tubo neural e anencefalia.

Segundo José Domingos, o ácido fólico tem papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares. Descoberto na década de 40 na folha do espinafre, o ácido fólico não despertou interesse científico até os anos 70.

Apenas nesta década ganhou o papel de protagonista graças às numerosas investigações que demonstraram a sua capacidade de intervenção em numerosos processos metabólicos e psíquicos. Até então, seu efeito mais conhecido era, junto com a vitamina B12, na renovação dos glóbulos vermelhos do sangue. É por isso que sua falta está relacionada à anemia.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/171093/visualizar/