Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 10 de Outubro de 2008 às 09:28

    Imprimir


Sai o deputado estadual Francisco Galindo, presidente do Diretório Regional do PTB, e entra Thelma de Oliveira, deputada federal e viúva de Dante de Oliveira. A “purificação” da chapa encabeçada pelo prefeito Wilson Santos já está em curso dentro do PSDB. O assunto foi discutido na última segunda-feira, durante jantar em um restaurante da Capital. Lá estiveram os ex-deputados Carlos Carlão Nascimento, e Luiz Soares, atuais secretários do prefeito, e também o líder trabalhista Osvaldo Sobrinho.

A articulação pode até não dar certo, mas não tem entraves legais, já que a substituição tem previsão legal. A purificação da chapa de Santos há muitos vem sendo alimentada pelos principais “pensadores” tucanos. A rigor, muito antes mesmo da formação da chapa com Galindo. O nome da deputada Thelma esteve por várias semanas cotada para ser a vice. Na hora “h”, porém, os tucanos optaram por aproximar mais o PTB – temendo que a sigla migrasse em apoio a outro candidato.

Os tucanos se baseavam – e seguem pensando da mesma forma - no seguinte aspecto: qualquer que fosse o cenário, Santos venceria as eleições e se credencia para disputar o Governo do Estado em 2010. Estavam certo! Afinal, faltou pouco para que a decisão se consumasse em um só turno, disputado no dia 5 último. A maioria acredita que o quadro não deve ser alterado agora. A começar pelo próprio “racha” nas siglas aliadas: nem Santos e nem o adversário, Mauro Mendes, conseguiram apoio integral para suas respectivas candidaturas. Com isso, melhor uma chapa pura.

Além do componente político, há ainda o aspecto eleitoral. Na reunião, os tucanos consolidaram dados de uma pesquisa qualitativa que aponta a troca de Galindo por Thelma como sendo interessante. Há resistência por parte dos trabalhistas, evidentemente.Eles acham que o desgaste será grande para o parlamentar. No encontro, os tucanos também avaliaram os efeitos negativos para a candidatura de Wilson Santos que poderiam ser gerados a partir da reprovação de um acordo de última hora. Na verdade, o ato de “roer a corda” pelo PSDB.

Durante o jantar, Sobrinho, Soares e Nascimento observaram os casos ocorridos em Várzea Grande, no acordo entre Júlio Campos e Maksuês Leite; e também em Rondonópolis, com Adillton Sacketti e João Antonio Fagundes Neto, filho de Welligton Fagundes.

“Não é certo que isso vai acontecer, mas há um desejo grande por parte do PSDB e dos líderes tucanos, que acreditam que a purificação seria benéfica do ponto de vista político para 2010” – salientou a fonte tucana, sem citar, contudo, que a purificação tem como resposta efetiva o seguinte aspecto: confiabilidade política.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/171731/visualizar/