Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 10 de Outubro de 2008 às 07:18
Por: Clarice Diório

    Imprimir


A Delegacia de Polícia Federal em Cáceres abriu inquérito para apurar denúncias de irregularidades que teriam ocorrido no processo eleitoral do município de Curvelândia (280 km a oeste da capital). O inquérito foi aberto a partir da notícia-crime acatada pelo juiz eleitoral Geraldo Fernandes Fidelis, da Comarca de Cáceres, protocolada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

De acordo com a denúncia, os crimes mais evidentes são a distribuição de pelo menos dez motocicletas para cabos eleitorais da coligação vencedora e a grande migração de eleitores para o município, sendo pessoas que não residem na cidade e transferiram os títulos fornecendo endereços falsos à Justiça Eleitoral.

O clima na cidade é de tensão. Tanto, que o juiz expediu ofício em caráter de urgência pedindo reforço policial ao comando regional da Polícia Militar de Cáceres.

Uma guarnição da Polícia Militar do município de Mirassol D´Oeste foi deslocada para Curvelândia para garantir a segurança da população. Segundo Fidelis, a Polícia Federal cuidará das investigações, que incluem mandados de buscas domiciliares. Ontem, a PF informou que as investigações estão sendo feitas em sigilo.

O pleito foi disputado por dois candidatos. O vencedor, Cabo Lair (PDT/PT/PMDB/PR/DEM/PSB/PTC/PSDB), obteve 1.695 votos (51,41%), e seu opositor, Gilson Martins (PP/PTB), 1.602 votos. O candidato vencedor, Cabo Lair, afirma que ganhou num processo limpo e que o grupo do atual prefeito não aceita a derrota.

O advogado Átila Gattass, que protocolou a denúncia no fórum de Cáceres, afirmou ontem à reportagem que o clima no município é mesmo muito tenso, havendo perigo de conflito entre as partes. “Temos informações de que as motos distribuídas foram recolhidas e estão escondidas em uma fazenda da região.” Segundo ele, várias pessoas já prestaram depoimento e três motos já estão apreendidas, na delegacia da Polícia Federal de Cáceres.

O juiz Fidelis explicou que as denúncias, em primeiro grau, serão apuradas em trinta dias no máximo. No caso, cabe recurso, mas se for comprovado crime o segundo colocado assume a prefeitura, mesmo se o vencedor já tiver sido diplomado.

O município de Curvelândia tem 6 mil habitantes e 3.650 eleitores.





Fonte: Correio Cacerense

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/171748/visualizar/