Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 10 de Outubro de 2008 às 06:50
Por: Daniel Dino/Elaine Perassoli/C

    Imprimir


Apontada como referência nacional em eficiência, a Junta Comercial de Mato Grosso teve seu novo presidente empossado nesta quinta-feira (09.10), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O empresário Roberto Perón vai comandar a Jucemat a partir de agora.

Na solenidade, o novo presidente apontou como uma de suas prioridades trazer para a legalidade grande número de micro e pequenas empresas mato-grossenses, como forma de dar maior segurança ao trabalhador e reforçar a economia do Estado.

O governador Blairo Maggi destacou que um dos compromissos da Jucemat é a celeridade. “O que os empresários e a sociedade querem é agilidade, a presteza do Governo e suas autarquias. Quando se assume uma posição, como a de presidente da Jucemat, não se pode deitar nos louros do sucesso da gestão anterior, é necessário muito trabalho para continuar sendo uma referência nacional de eficiência”.

Como a Jucemat é vinculada à Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), o Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf destacou que é preciso trabalhar com afinco para garantir o sucesso do futuro. “Vamos dar oportunidade à essas micro e pequenas empresas que estão informais de se integrarem ao processo econômico de Mato Grosso. Tudo isso sem gerar prejuízo para os cofres do Governo”, complementa.

“Ele foi representante de várias entidades privadas e governamentais de Mato Grosso, principalmente no setor do comércio”, ressalta o secretário. Perón também foi segundo tesoureiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), diretor do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), diretor da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas do Brasil (CNDL), presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio de Tecidos, Confecções e Armarinhos de MT, conselheiro do Conselho na Federação do Comércio de MT, conselheiro titular do Conselho do SESC-AR/MT e SENAC/MT e Superintendente do Comércio, na Sicme.

O presidente empossado, Roberto Perón, disse que não tem a pretensão de agradar a todos e nem de resolver todos os problemas, mas que vai se empenhar para fazer o melhor e garantir a continuidade do sucesso da Junta Comercial de Mato Grosso que é uma das mais premiadas do Brasil. “Também pretendemos avançar para atender as mudanças que surgem na sociedade. Mato Grosso cresce acima da média nacional, atraindo assim muitas empresas. O objetivo é viabilizar com rapidez o registro deste novos empreendimentos”, salienta. “Vamos dar uma atenção especial às micros e pequenas empresas, responsáveis em gerar a maior parte dos empregos formais no país”, complementa.

Perón ainda ressaltou que o Estado atravessa um momento único, com grande avanço econômico. “São 141 municípios em pleno desenvolvimento. Nós vamos fazer com que os serviços oferecidos pela Jucemat cheguem a todo Mato Grosso, encontrando maneiras de trazer estas empresas para formalidade e gerando mais empregos”.

Sobre o ex-presidente da autarquia, Ruiter Barbosa, o governador lembrou que foi a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) que fez a sua indicação, dando a oportunidade da sociedade apontar uma pessoa com competência e que lhes passe confiança. “Nestes quase seis anos que o Ruiter esteve a frente da Jucemat não tivemos qualquer reclamação de sua gestão. Este é o maior troféu que se pode ter da sociedade. É por isso que só posso agradecer a dedicação dele e de sua equipe”.

Para garantir a representatividade da sociedade organizada dentro da Jucemat, várias entidades possuem participação na autarquia, assumindo o posto de Vogal. Do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT), Hélio Tito Simões de Arruda, e ainda Rubens Mauro Thommen, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Luciana Serafim Oliveira, a Fecomércio, Paulo Inácio Helene Lessa, a Famato, João Conceição Alencastro, a Associação Comercial, Heitor Geraldo dos Reyes, a Fiemt, Luiz Antônio Marins Garcia, o CRC, Átila Pedroso de Jesus, e o Governo do Estado, Otacílio Perón. "O CRA-MT busca contribuir com o desenvolvimento do Estado, com a participação nesses cargos" afirmou Arruda.

HISTÓRICO - Criada em 1968, a Jucemat é uma autarquia com personalidade jurídica própria, dotada de autonomia financeira, com jurisdição em todo território do Estado de Mato Grosso, sede e foro na Capital do Estado. Administrativamente é vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Sua finalidade é efetivar os serviços de Registro Público de Empresas Mercantis, matrículas de agentes auxiliares, fiscalização de armazéns gerais e outras atividades afins.

Atualmente, a Jucemat possui vinte e uma unidades descentralizadas nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Canarana, Confresa, Colider, Comodoro, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/171750/visualizar/