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Internacional
Quarta - 10 de Setembro de 2008 às 14:55

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O Departamento de Justiça dos Estados Unidos contratou um advogado para analisar o acordo entre o Yahoo! e o Google para a área de publicidade on-line, no prenúncio de uma batalha judicial em torno do assunto.

De acordo com o jornal "The Wall Street Journal", o advogado é Sanford Litvack, um ex-presidente da Walt Disney e chefe do departamento antitruste do Departamento de Justiça durante o governo de Jimmy Carter.

Ele está analisando evidências colhidas pelo departamento para uma futura ação sobre o assunto, focado apenas no Google ou em seu acordo com o Yahoo!. Em junho deste ano, em meio à luta do Yahoo! contra a proposta da Microsoft, as empresas fecharam um acordo para a área de publicidade on-line, nos Estados Unidos e no Canadá.

Pelo acordo, o Yahoo! vai exibir anúncios comercializados pelo Google em seu sistema de buscas e outros sites --como a aliança não prevê exclusividade, o Yahoo! poderá escolher entre exibir seus próprios anúncios, os do Google ou de outros parceiros.

Nesta semana, a Associação Nacional dos Anunciantes dos Estados Unidos protestou, em comunicado, contra a parceria entre Google e Yahoo! na área de publicidade.

A parceria "provavelmente reduzirá competição, aumentará concentração de poder de mercado, limitará escolhas atualmente disponíveis e elevará preços que os anunciantes pagam pela publicidade em links patrocinados", afirma a a entidade, representante de grandes anunciantes do país.

Oficialmente, o Departamento de Justiça não comentou as afirmações do "WSJ". Em um comunicado, o Yahoo! afirma que "foi informado de que o Departamento de Justiça, assim como eles às vezes fazem, está procurando ajuda de um consultor independente" e que "se mantém confiante de que o acordo é lícito".

Para o consultor Scott Cleland, da Precursor LLC, essas notícias não são boas para o acordo. "Isso está se tornando uma investigação muito séria", afirma Cleland. "O Google e o Yahoo! ainda têm um morro íngreme para escalar", diz.

Blair Levin, analista da Stifel Nicolaus, disse em uma nota a clientes que a contratação de um advogado independente como Litvack é uma manobra "rara" do departamento e indica uma batalha judicial contra uma empresa ou o negócio.

O Yahoo! espera que a aliança seja responsável por um faturamento de US$ 800 milhões por ano --o valor estimado para os primeiros 12 meses é de US$ 250 milhões a US$ 450 milhões.





Fonte: AP

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