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Economia
Quinta - 28 de Agosto de 2008 às 19:22

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A maioria dos consumidores que registrou reclamações no Procon Mato Grosso, no primeiro semestre do ano, é do sexo masculino e pertence à classe econômica "D". Os dados foram registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), o qual é ligado ao Ministério da Justiça.

Dos quase oito mil consumidores atendidos até o mês de julho, 51,08% ou 4.074 foram homens. As mulheres representaram 48,91% ou 3.901, dos atendimentos desse período. A maioria dos consumidores (27,11%) que procuraram o Procon tem entre 31 e 40 anos. A faixa etária entre 21 e 30 anos representou 26,58% das pessoas que registraram reclamação no órgão.

De acordo com os dados do Sindec, 25,66% ou 252 atendimentos foram prestados a consumidores da classe D, que possuem renda média de R$ 621. A classe C2 (R$ 1.157) correspondeu a 23.93% dos atendimentos. Em terceiro lugar ficou a classe C1 (R$ 2.039) com 18,23% dos atendimentos. A classe E (R$ 282) representou apenas 34 atendimentos (3,46%).

A análise da classe de consumo é possível devido convênio entre o Ministério da Justiça e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Fundação observa o Código de Endereçamento Postal (CEP), ou seja, o endereço registrado durante o atendimento ao consumidor para fazer a classificação do valor da renda média familiar.

Com a análise das informações, foi possível traçar um perfil do consumidor que procurou o Procon Estadual entre janeiro e julho deste ano, período em que foram realizados 7.975 atendimentos.

Consumo

A superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, ressalta que o perfil do consumidor atendido no Procon segue o que as pesquisas sobre o assunto já apontam. “Um estudo da FGV mostra que o consumo será concentrado na classe média e voltado para a população entre 30 e 55 anos”, destaca.

Um estudo recente realizado pela Ernest & Young Brasil e pela FGV Projetos afirmou que o mercado brasileiro deve ser o quinto maior do mundo em 2030. Segundo análise de especialistas, o perfil do consumidor será determinado por quatro variáveis: demográfica (crescimento cada vez menor da população, o que a envelhece), universalização da educação, estabilidade de preços e mobilidade social.

Além do número de consumidores atendidos, da classe de consumo e do sexo, o relatório permite verificar qual foi o tipo de atendimento mais realizado, as áreas mais reclamadas, a faixa etária dos consumidores e a classificação por fornecedor no retorno da Carta de Investigação Preliminar (CIP).

Nos próximos meses os Procons terão acesso a um perfil mais completo dos fornecedores. Um convênio entre o Ministério da Justiça e a Receita Federal permitirá que os órgãos tenham acesso ao CNPJ da empresa e à Classificação de Atividade Econômica (CNAE). “Essas informações possibilitam que os Procons saibam a qual atividade econômica o fornecedor está cadastrado ”, explica.

Classes econômicas

De acordo com a mais recente pesquisa divulgada FGV, a família de classe média brasileira chegou a 51,89% do total da população do país em abril de 2008. A parcela que integra a classe "C", com rendimento familiar entre R$ 1.064 e R$ 4.591, em média, superou o pico medido em 2004, quando representava 42,49% dos brasileiros.

Segundo a pesquisa da FGV, nos últimos seis anos houve queda na população que ocupa a classe E, ganhando até R$ 768. Essa parcela era de 42,82% em 2002. Atualmente, é de 32,59%. Também houve redução nas classes A e B - com rendimentos maiores que R$ 4.590 - que hoje são 15,52% contra 19,99%, em 2002. A classe D, que recebe entre R$ 768 e R$ 1064, ficou estável no período.

Para solucionar dúvidas ou registrar uma reclamações procure o Procon Estadual. A sede está localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) nº 917, no bairro Araés. O horário de atendimento é das 9h às 18 horas. O telefone do Procon Estadual é o 151 ou 3613-8500.

Serviço

Para solucionar dúvidas ou registrar uma reclamações procure o Procon. A sede está localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) nº 917, no bairro Araés. O horário de atendimento é das 9h às 18h.

Outras informações pelos telefones: 151 ou 3613-8500





Fonte: TVCA

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