Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 28 de Agosto de 2008 às 16:19

    Imprimir


Com o objetivo de valorizar suas tradições, fortalecendo a nível Estadual a cultura pantaneira, a Prefeitura de Poconé (100 Km de Cuiabá) estará realizando nos dias 30 à 31 de Agosto próximo, o “IV FESTIVAL FOLCLÓRICO DO PANTANAL”, resgatando a riqueza cultural do homem pantaneiro.

Segundo o Prefeito Clóvis Martins, o festival já está consolidado como parte do calendário cultural do Estado de Mato Grosso.Queremos fomentar a difusão da cultura regional a nível Estadual, explica o Prefeito, através de danças, artes cênicas, exposições de artes plásticas, artesanatos, grupos folclóricos, e a nossa gastronomia, invejável e incomparável.

Vários Municípios da Baixada Cuiabana e cidades históricas do Estado de Mato estarão participando do evento, com à oportunidade de divulgar suas manifestações culturais.

Poconé mais uma vez deverá retratar a história do homem pantaneiro, considerado principal guardião do Pantanal. As duas noites do festival, segundo Wanderley Silva, Produtor Cultural de Poconé, serão recheadas com várias apresentações culturais como danças, teatro e shows com bandas locais e regionais.

Os organizadores acreditam que o sucesso dos grandes eventos culturais no município, simboliza a participação definitiva como pólo realizador no cenário Cultural e Turístico no Estado e no País. Com isso, o turista, além de desfrutar as belezas do Pantanal, passa a conhecer nossa rica cultura, que vem desde o linguajar, passando pelas belezas arquitetônicas da histórica cidade, até o tradicional folclore.

Segundo o Produtor Cultural Wanderley Silva, mesmo diante da resistência cultural através dos tempos, temos preservado e sabemos preservar as nossas danças exclusivas como: Mascarados (iluminação), Cavalhada, Cururu, Siriri, e os movimentos religiosos característica do povo pantaneiro, um dos compromissos da nossa gente é preservar e continuar com as manifestações culturais e folclóricas.

Estamos reunindo todas as forças, grupos e seguimentos organizados, sejam de nossa cidade ou convidados, participantes das cidades que formam o grupo das cidades pantaneiras. Além da perspectiva cultural de fortalecimento e difusão da cultura regional, também implementamos e fomentamos o turismo em nosso Estado, gerando renda e receita para a cidade e benefícios para a sociedade Matogrossense.

Cultura é investimento social, gera desenvolvimento humano e cidadania.

Local:

Praça de Eventos do Centro de Atendimento ao Turista/CAT

Próximo da Igreja Menino Jesus – Poconé – MT





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/173938/visualizar/