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Internacional
Quinta - 28 de Agosto de 2008 às 15:30

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O avião MD-82 da Spanair que caiu semana passada em Madri (Espanha) matando 154 pessoas teve um dos reversos desligados pelos técnicos da própria companhia aérea no último dia 17 de agosto, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira em uma reportagem do jornal espanhol "El País".

Os reversos fazem parte do sistema de frenagem da aeronave.

Saiba como foi o acidente

Segundo a publicação, os problemas com a aeronave começaram menos de um mês atrás, quando um comandante interrompeu uma decolagem de Palma de Mallorca (Espanha) para Copenhague (Dinamarca) depois de perceber um "ruído excessivo no trem de pouso". Outro episódio foi o do dia 17, quando os mecânicos decidiram desligar o reverso direito do avião porque ele apresentava defeitos.

No dia do acidente, o comandante, Antonio García Luna, interrompeu a primeira decolagem, ocorrida por volta das 13h (horário local), devido a um superaquecimento em uma válvula de ar. Os técnicos da Spanair, ainda conforme o "El País", mais uma vez, solucionaram o defeito desligando o equipamento. Na segunda decolagem, o avião perdeu força e caiu.

No texto, o "El País" afirma que, de acordo com fontes aeronáuticas, as informações acerca dos reversos são importantes porque um deles --o esquerdo, que estaria em funcionamento normal-- foi encontrado solto, nos escombros do acidente. Conforme as fontes ouvidas pelo jornal, o fato é estranho, já que os reversos só poderiam ser acionados em solo.

O "El País" ressalta que as aeronaves podem voar com reversos desligados por dias, sem apresentar problemas.

De acordo com o jornal, a Spanair foi procurada, mas não quis comentar a questão.





Fonte: Folha Online

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