Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Agosto de 2008 às 15:43
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Mais de 2 mil trabalhadores de Mato Grosso devem ser beneficiados com a assinatura do Termo de Cooperação técnica entre a Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e a Secretaria de Indústria e Comércio (Sicme). A parceria até então inédita, foi firmada nesta quarta-feira (20.08), e fortalece o Projeto Qualifica Mato Grosso, financiado com recursos do Governo Estadual.

A empregabilidade é o foco do projeto. O desenvolvimento econômico de Mato Grosso gerou o aumento da oferta de emprego, principalmente da mão-de-obra qualificada. A capacitação, então, tornou-se uma necessidade do mercado de trabalho.

O Projeto Qualifica Mato Grosso foi criado em 2007, mantido quase que exclusivamente com recursos do Governo Estadual, por intermédio de instituições executoras, contratadas pela Setecs para ministrar cursos de capacitação. O programa realizou ações em mais de 80 municípios do Estado.

As cidades beneficiadas são escolhidas conforme a solicitação dos Conselhos Municipais de Trabalho e do estudo prospectivo, realizado no ano passado, e o qual apontou as áreas de indústria, comércio e prestação de serviços como grandes geradoras de emprego.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, a parceria é importante, pois visa à melhoria da qualidade da mão-de-obra do Estado de Mato Grosso. "O objetivo é criar mais oportunidades e manter esse recorde de geração de empregos que o Estado tem apresentado, sendo o maior empregador do Centro-Oeste, com o melhor desempenho mensal já registrado nos últimos seis anos".

CAPACITAÇÃO – Já foram mais de 10.154 trabalhadores qualificados no ano passado pelos programas administrados pela Setecs, como o Qualifica Mato Grosso e Plano Nacional de Trabalho (PNQ), realizado em parceria com o Governo Federal. Para este ano, a expectativa é atingir mais de 11 mil pessoas com os cursos e treinamentos em todo o Estado.

“A qualificação profissional é o caminho para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente e competitivo. Quem não tem a oportunidade de adaptar-se a realidade do mercado fica de fora. O que o Governo do Estado quer é criar essa oportunidade aos menos favorecidos, para que todos tenham as mesmas chances de empregabilidade”, reforçou a secretária Terezinha Maggi.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/174477/visualizar/