Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 11 de Agosto de 2008 às 07:02

    Imprimir


Mesmo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar candidatura de políticos com ficha suja, pelo menos 30 ex-gestores em Mato Grosso estão impedidos de concorrer ao pleito deste ano, entre eles os ex-prefeitos Jaime Muraro (DEM), de Tangará da Serra, e Iron Marques Parreira (PP), de Confresa. Os dois tiveram passagem tão conturbada na vida pública que foram até presos. Agora, lutam na Justiça para assegurar o direito de serem julgados nas urnas de novo pelos eleitores. Muraro se considera injustiçado. Ele garante que já resolveu todas as pendências judicais.

Presidentes de partidos, lideranças governistas e de oposição apostam que o Congresso Nacional não vai mudar a legislação para impedir que candidatos alvo de processos judiciais possam disputar eleições. Com base na legislação atual, o Supremo resolveu que ninguém poderá ser privado do direito de se candidatar enquanto o processo a que responde na Justiça não tiver sido julgado em última instância.

Em meio ao embate jurídico, alguns registros estão sendo cassados depois da decisão do Supremo. Em Poxoréu, por exemplo, a juíza eleitoral Aline Luciana indeferiu o pedido de registro do ex-prefeito Walterly Ribeiro da Silva (DEM), que desta vez se inscreveu como candidato a vice. Agora, ele vai ingressar com recurso ordinário no TRE, a fim de se manter no páreo.

Em Pedra Preta, a juíza Joseane Carlos Ribeiro, não concedeu registro de 3 candidatos a prefeito pela falta de moralidade para o exercício de cargo público, sendo eles Romildo Sandro Pires (PTB), Edvaldo Porto (PP) e Nelson Dias de Morais (DEM). A decisão foi proferida no último dia 6, antes do STF julgar improcedente o pedido da Associação dos Magistrados Brasileiros para que juízes eleitorais pudessem vetar o registro de candidaturas de políticos que respondem a processo judicial ou não tenham sido condenados em definitivo. Dos majoritários, somente o ex-deputado federal e hoje prefeito Augustinho de Freitas (PR) teve o registro deferido.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/175071/visualizar/