Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Agosto de 2008 às 11:24

    Imprimir


O senador Jayme Campos (DEM-MT) manifestou nesta quinta-feira (7), em Plenário, sua satisfação pelo fato de o curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) ter sido consagrado como o melhor na formação de médicos no país, de acordo com Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação.

- É um momento de júbilo para os intelectuais da região que lutam pela qualificação científica de nosso ensino há dois séculos - disse o senador, que prestou uma homenagem especial ao médico Gabriel Novis Neves, que criou a Escola de Medicina ainda como secretário estadual de Educação no governo Pedro Pedrossian, em setembro de 1970.

Jayme Campos relatou que dez anos depois, na década de 80, coube também ao médico Gabriel Neves implantar o curso como reitor da Universidade Federal de Mato Grosso. Desde a sua inauguração, informou o senador, o Curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso já formou 22 turmas, a primeira delas em 1986.

O resultado do Enade, afirmou Jayme Campos, "é a coroação do trabalho de muitos mestres que dedicaram suas vidas à nobre tarefa de ensinar os métodos da cura e da saúde".

Jayme Campos também prestou homenagem ao médico Domingos Tabajara, atual coordenador do curso de Medicina da UFMT, bem como a todos os docentes da instituição, aos seus servidores e, principalmente, aos seus alunos.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu a descentralização do ensino de modo geral, mas notadamente o da Medicina, como forma de fixar os médicos nas regiões onde hoje há carência desses profissionais.





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/175105/visualizar/