Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Junho de 2013 às 18:27
Por: Katiana Pereira

    Imprimir


Por maioria o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT/MT) absolveu o juiz do trabalho Nilton Rangel Barreto Paim, acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de proferir decisões favoráveis a dois advogados com os quais mantinha relacionamento de amizade. 


O magistrado atua na comarca de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá). O julgamento foi realizado em sessão na tarde desta segunda-feira (10). 

Segundo a denúncia do MPE, Paim julgou favoravelmente causas em benefício dos supostos amigos e por isso foi requerido a aposentadoria compulsória do juiz, penalidade máxima aplicada aos membros do Judiciário. 

Como a Lei Orgânica da Magistratura Nacional e a Resolução 135 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determina que a aposentadoria compulsória é pena imposta pela maioria absoluta de votos dos tribunais, o juiz Nilton foi absolvido de qualquer penalidade, já que os votos divergentes não impuseram qualquer restrição ou pena. 

O advogado Eduardo Mahon falou com exclusividade ao Olhar Jurídico sobre a decisão, que é inédita no Brasil. “É uma vitória da magistratura, já que os desembargadores do TRT entenderam que meras suposições, exercícios de futurologia e opiniões pessoais não são suficientes para, tecnicamente, condenar ninguém. Espancou-se qualquer preconceito contra meu cliente de forma veemente, tornando pública a absolvição a que ele fazia jus. A dignidade do magistrado está completamente restaurada”, finalizou.

Ao todo o TRT afastou 14 preliminares de nulidade suscitadas pela defesa do juiz, feita pelo advogado Eduardo Mahon. O advogado destacou a ilicitude da quebra de sigilo fiscal e telecinético de terceiros estranhos à relação processual.

O relator do caso, desembargador Osmair Couto, acompanhou o parecer do Ministério e desconsiderou as preliminares apresentadas pela defesa e, no mérito, aposentou compulsoriamente o magistrado.

Após o voto do relator, o presidente do Tribunal, Tarcísio Valente e o vice-presidente Edson Bueno acompanharam o entendimento pela aposentadoria compulsória com vencimentos proporcionais, após o transito em julgado da decisão. 
A desembargadora Maria Berenice iniciou a divergência, afirmando não haver provas cabais a condenar o magistrado e que meras suposições não se prestam à penalidade máxima administrativa.

O voto divergente foi acompanhado pelo desembargador João Carlos que não se convenceu da tese do relator. “Não vi raio e nem trovões nestes autos e, se na sindicância os fatos era nebulosos, no presente processo administrativo disciplinar, os fatos ainda são ainda mais nebulosos, porque eu esperava que o relatório fosse provado e o relator não ouviu quem seria essencial – o juiz e os dois advogados”, afirmou o desembargador.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/17540/visualizar/