Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Agosto de 2008 às 01:44

    Imprimir


Os juizes da Comarca de Cáceres (a 210 km a Oeste de Cuiabá), Geraldo Fernandes Fidelis Neto, diretor-geral do Foro, e Alex Nunes de Figueiredo, titular da 3ª Vara Criminal, apresentaram nesta quinta um projeto inovador no combate ao tráfico de drogas na fronteira com a Bolívia. Sugeriram ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, que implante canis para abrigar cães farejadores de entorpecentes, para atuação em Cáceres.

De acordo com os magistrados, o projeto foi bem recebido e o secretário já se comprometeu a encaminhá-lo à Secretaria Nacional Antidrogas. Para implantá-lo é necessário recursos para a instalação dos canis. Os juizes pediram apoio também à Casa Civil do governo Blairo Maggi.

"É preciso atenção especial aos municípios que fazem fronteira com a Bolívia, pois seus 640 km de divisa seca emergem como um dos maiores portões de entrada de entorpecentes do Brasil”, enfatizaram os magistrados. Eles entendem que, com essa localização geográfica, cresce em importância a necessidade de implantação do serviço. “A atuação de cães farejadores proporcionará um grande impacto na luta contra o narcotráfico, tanto no campo preventivo quanto no repressivo. Temos que estancar entrada das drogas pela fronteira”, ressaltou o juiz Geraldo Fidelis, representante do Poder Judiciário no Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen/MT).

Para ele, a implantação do canil em Cáceres tem caráter emergencial e reflete nas operações realizadas nos municípios de fronteira com a Bolívia. A idéia pode se concretizar, depois, em outros municípios. Segundo ele, se for necessário, os juízes poderão determinar, nas sentenças, que o perdimento dos bens de traficantes sejam revertidos para a manutenção dos canis, circunstância que poderá ser desencadeada em todo o Estado, ainda que via Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen).





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/175727/visualizar/