Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 31 de Julho de 2008 às 07:28

    Imprimir


Com a saída de Gilberto Gil do Ministério da Cultura, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "perde seu trovador", afirma uma reportagem do jornal espanhol El Mundo.

O artigo da versão online do diário – que também registra brevemente o fato na versão impressa desta quinta-feira – diz que Gil deixa o Ministério com um balanço positivo, ainda que isso o tenha impossibilitado de fazer tantos shows quanto gostaria.

"Gil, de 65 anos e um dos mais emblemáticos representantes da música popular brasileira, disse que pretende deixar que as coisas ocorram com normalidade", disse o jornal, em artigo intitulado "Lula perde seu trovador".

Segundo o El Mundo, Gil adotou um "claro tom de despedida" ao falar em um evento no Rio de Janeiro, antes mesmo de apresentar sua demissão a Lula.

"Espero que tenha sido importante para o Brasil que um artista tenha desempenhado com relativa facilidade o papel de ministro", disse o cantor, de acordo com o jornal.

A reportagem ressalta que, durante sua gestão, Gil "incluiu no património nacional expressões culturais como a capoeira, o frevo, o samba de roda e a pintura corporal dos índios".

Ao deixar o Executivo federal, o artista apenas realiza um desejo – o de voltar aos palcos – que já vinha alimentando desde o ano passado.

"(O ministro) já havia deixado claro que renunciaria em 2008 devido a que os discursos estavam prejudicando (sua voz)", escreveu o El Mundo.





Fonte: da BBC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/175821/visualizar/