Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 17 de Junho de 2008 às 16:05

    Imprimir


O governador Blairo Maggi, deverá prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados sobre os desmatamentos registrados em Mato Grosso. O convite foi feito pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que realizará audiência pública para tratar do assunto. Além de Maggi, estará também presente o governador de Rondônia, Ivo Cassol, cujo estado, ao lado de Mato Grosso, está entre os líderes de desmatamento na Amazônia, atrás apenas do Pará, que desmatou 5.569 quilômetros quadrados entre 2006 e 2007.

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho quer que Blairo Maggi explique suas declarações sobre o desmatamento, nas quais defendeu a ocupação de novas áreas e a retirada de árvores para produzir comida.

"Mesmo tendo feito referência a desflorestamentos legalmente autorizados, na prática o governador está usando a crise internacional de alimentos para pressionar flexibilizações no controle do desmatamento na Amazônia", comentou Sarney Filho. "Não se pode esquecer que Mato Grosso tem apresentado índices de desmatamento inaceitáveis", complementou o parlamentar.

No período 2006-2007, foram devastados 2.476 quilômetros quadrados de florestas em Mato Grosso e 1.465 em Rondônia. Os dados são do Projeto Prodes, de monitoramento por satélite da Floresta Amazônica. No entanto, houve uma diminuição significativa em relação à medição anterior, com redução de 43% das áreas devastadas em Mato Grosso e 29% em Rondônia, enquanto a devastação no Pará ficou praticamente estabilizada.

A audiência pública foi sugerida pelos deputados Sarney Filho (PV-MA), Homero Pereira (PR-MT) e Moreira Mendes (PPS-RO).





Fonte: Da Redação/Agência Câmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/178460/visualizar/