Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 09 de Junho de 2008 às 13:09

    Imprimir


O deputado de terceiro mandato Pedro Henry (PP) decidiu, pela primeira vez desde que assumiu o posto na Câmara Federal, se licenciar por um período de 4 meses. Ele formaliza o afastamento no decorrer desta semana. Vai se dedicar às campanhas municipais, principalmente a do irmão-prefeito de Cáceres, Ricardo Henry (PP), que concorrerá a um novo mandato. Na vaga de Henry assume o terceiro suplente Rogério Silva (PP). Pelos acordos de bastidores, Silva, por ser contemplado com a cadeira na Câmara, não será mais candidato a prefeito de Alta Floresta. Ele apoiará agora o ex-prefeito e ex-deputado Romoaldo Júnior (PMDB).

Rogério Silva se elegeu deputado em 2002, mas 2 anos depois acabou cassado sumariamente por compra de votos. Seu mandato foi concluído por Teté Bezerra. Em 2006, ele tentou novo mandato. Teve 41.166 votos pela coligação Mato Grosso Unido e Justo (PP e PFL, hoje DEM) e ficou na terceira suplência.

Na reunião da Executiva do PP, semana passada, Pedro Henry comunicou aos colegas que estava se afastando da Câmara por 121 dias. Nesse período vai mergulhar nas articulações políticas. Quer "eleger" ao menos 12 prefeitos, já com a pretensão de, através das prefeituras, construir alicerce para sua recandidatura em 2010.

Médico-anestesista, Pedro Henry (PP) é um exímio articulador político. Conseguiu salvar o mandato em meio à acusação de envolvimento no mensalão, escândalo que quase derrubou o governo do presidente Lula em 2005. Enfrentou até CPI e foi absolvido pelo plenário da Câmara. Depois, foi acusado de compra de votos no pleito de 2006 e teve o mandato cassado pelo TRE, recorreu ao TSE e, graças a uma liminar, se mantém no cargo de deputado.

Para Rogério Silva assumir a vaga de Henry, houve uma negociação com os dois primeiros suplentes, sendo eles Chico Daltro e Celcita Pinheiro. O primeiro disse que, por enquanto, não tem interesse porque ocupa hoje a cadeira de secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. Ex-deputada, Celcita também dispensou o espaço na Câmara. Ela é secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/178921/visualizar/