Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 02 de Junho de 2008 às 16:06
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


Tangará da Serra além de suas belezas naturais, também é cultura e faz cultura. O Presidente Estadual da Federação Mato-Grossense de Teatro (FEMAT), Rubens de Oliveira, esteve em Tangará da Serra no último sábado visitando o Centro Cultural Pedro Alberto Tayano.

Tangará da Serra irá sediar o 16º Festival Mato-Grossense de Teatro nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de setembro.

“O Festival trará ao município em torno de 200 pessoas envolvidas em teatro. Hoje em Mato Grosso, Tangará da Serra é a única cidade apita à sediar o festival. Haverá algumas mudanças com relação à iluminação e entrada e saída de camarim”, informou o presidente.

O Festival será representado por 15 espetáculos que estão passando pelas mostras de cada pólo. “As mostras de cada pólo é como se fosse uma prévia do que irá acontecer no 16º Festival. Os grupos se apresentam em cada um de seus pólos e ao final de todas as apresentações de cada pólo, é revelado quais serão os 15 grupos teatrais à participarem do evento”, explicou Oliveira.

De acordo com o presidente da Femat, o município através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Departamento de Cultura e Conselheira Estadual de Cultura, Joeli Sirqueira Milhorança, estão sendo grandes parceiros. “O município através da Semec e departamento de cultura estão sendo grande parceiros da Femat. A federação está entrando apenas com a alimentação, e o município com alojamento, espaço para o festival dentre outras coisas”, comentou.

O evento irá proporcionar ao público oficinas de iniciação ao teatro, oferecido pela própria Femat dentre exposição de fotos em comemoração aos 30 anos de Femat. Os grupos serão divididos em duas categorias, infantil e adulto, onde concorrem ao prêmio ´Paiaguás´ e premiação em dinheiro.

MOSTRA DE TEATRO – Tangará da Serra, participante do Pólo Médio-Norte de Teatro, irá realizar sua mostra nos dias 25, 26 e 27 de julho no Centro Cultural Pedro Alberto Tayano. De acordo com o Diretor do Pólo Médio-Norte, Giovane Marchetto, o pólo abrange Juína, Brasnorte, Campo Novo, Sapezal, Nova Olímpia, Barra do Bugres e Tangará da Serra. “Todos os grupos irão passar por esta seleção que chamamos de mostra, ao final de toas as mostras, os envelopes com os resultados serão apresentados e os grupos que estiverem entre os 15 melhores de Mato Grosso, irão participar do 16º festival. Tangará conta hoje com três grupos teatrais, ´Gruta´, ´A Trama do Drama´ e ´Atores em Metamorfose´, se os mesmos não conseguirem boa pontuação, Tangará da Serra que será sede do evento, não irá participar”, observou Marchetto.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/179314/visualizar/