Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 02 de Junho de 2008 às 14:41

    Imprimir


O Brasil é um dos únicos países que exigem que os carros estejam equipados com extintor de incêndio, como um item de segurança.

A obrigatoriedade está prevista desde 1972.

Em 2004, essa lei sofreu modificações, e a partir de 2005 todos os veículos já deveriam sair das fábricas com esse equipamento. Além disso, todos os carros que circulam no país deverão possuir extintor de incêndio até 2010.

Regras

Porém, não é qualquer extintor que o motorista pode ter em seu carro. Segundo a resolução 157, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o equipamento tem que ser do tipo ABC, que combate o fogo originado em materiais sólidos, como papel e madeira, além de líquidos, como a gasolina e de equipamento como baterias e motores elétricos.

Segundo a determinação, a substituição do equipamento do tipo BC deve ser feita pelo ABC desde o dia 01 de janeiro de 2005 até o vencimento da validade, como a validade máxima é de cinco anos, todos os produtos deverão ter sido trocados até 2010.

Os extintores também devem ter o selo de qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), além de informarem, no rótulo, a validade, os procedimentos de uso e a recomendação de troca após o uso ou o vencimento.

Quem for flagrado com o carro sem o equipamento ou com ele fora das especificações, poderá receber uma multa de R$ 127,69 e perder cinco pontos na carteira de habilitação.





Fonte: Infomoney

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/179329/visualizar/