Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 13 de Maio de 2008 às 19:40

    Imprimir


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados da Amapá, Amazonas, Roraima, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Nesta terça-feira (13/05), os ventos úmidos do mar mantêm as pancadas de chuva ao longo do dia na região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e agreste pernambucano; litoral e agreste de Alagoas e no litoral e leste de Sergipe. Persiste o alerta que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Hoje (13/05) e amanhã (13/05), áreas de instabilidades tropicais mantêm as pancadas de chuva em Roraima, Amapá e grande parte do Estado do Amazonas. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, principalmente, no leste e centro-norte do Amazonas.

Nesta terça e quarta-feira (13 e 14/05), as áreas de instabilidades tropicais e os ventos úmidos que sopram do mar mantêm as pancadas de chuva em grande parte do Pará; no litoral e norte do Maranhão; no litoral e norte do Piauí; Ceará, Rio Grande do Norte e no litoral, agreste e brejo da Paraíba. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente, no oeste, centro-leste e norte do Pará; no litoral e norte do Ceará e na faixa litorânea e leste do Ceará.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.

Os alertas preventivos emitidos para os Estados do CE, RN, AP e PA são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas preventivos são baseados em informações do Cptec.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/180716/visualizar/