Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 12 de Maio de 2008 às 21:16
Por: João Manuel Mota

    Imprimir


Nesta terça-feira (13) será lançado o projeto de criação do Museu de Arte de Mato Grosso (MAMT), que será instalado no prédio do antigo Moitará Sebrae Center, construído em 1996 com arquitetura premiada nacionalmente. A ação é uma parceria entre Governo do Estado, Sebrae-MT e Prefeitura Municipal de Cuiabá.

O evento contará com a presença do governador Blairo Maggi, o secretário de Estado de Cultura, Paulo Pitaluga, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MT, Pedro Nadaf e a vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença. A solenidade está marcada para as 9h, na sede do Sebrae-MT. Na ocasião, serão assinados o convênio de repasse das instalações para o Governo do Estado e o decreto que institui o Museu.

O projeto foi idealizado através de uma solicitação do governador Blairo Maggi, que atende a indicação do deputado Sérgio Ricardo e as constantes solicitações de artistas plásticos por espaços mais adequados a exposições. "Coroando esse quadro, o espaço físico foi oferecido pela diretoria do Sebrae para que o Estado use-o como centro cultural, sua primeira destinação", afirma Pitaluga.

O prédio foi construído pelo arquiteto Ademar Poppi para funcionar como centro de eventos com exposições, pequenas feiras de artesanato e produtos culturais da nossa região. Em 1997, a edificação foi premiada na Bienal Internacional de Arquitetura. O imóvel possui aproximadamente 2.800 m ², dois pisos, três salas para cursos, um salão de exposições e área de alimentação.

O espaço vai abrigar o acervo de Artes Plásticas do Estado que contém obras dos principais artistas de Mato Grosso fazendo parte da mostra permanente do museu. O projeto contempla exposições regionais, nacionais e internacionais de esculturas, pinturas, gravuras e fotografias que integrarão a programação juntamente com atividades de Ateliês Permanentes de Artes, capacitações teóricas em História da Arte e apresentações interativas.

De acordo com secretario Paulo Pitaluga, dentro de 40 dias inicia a reforma na parte interna. "Após essa etapa, profissionais especializados serão contratados para elaborar os projetos de climatização e iluminação, bem como plano museológico da instituição", relata Pitaluga.

O secretario completa ainda ressaltando a importância que o Museu terá para a área educacional, servindo também como espaço para oficinas e cursos. "O museu será um espaço dinâmico e reunirá o que há de mais significativo das artes plásticas mato-grossenses, além de abrigar também exposições periódicas nacionais e internacionais", conclui.

Está prevista a criação de três Clubes de Artes, sendo o de Aprendizes, dedicado à formação profissional, o Infantil com crianças até 10 anos e o Clube do Melhor Viver para pessoas acima de 50 anos. O Museu também terá um Centro Turístico-Cultural com Café e loja de artes mato-grossenses.





Fonte: Assessoria SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/180793/visualizar/