Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 12 de Maio de 2008 às 19:14

    Imprimir


O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) desarticulou um grupo de fraudadores do Sistema DOF (Documento de Origem Florestal) em Mato Grosso do Sul. A ação faz parte da operação Rastro Negro Pantanal, que busca combater grupos que atuam ilegalmente no mercado siderúrgico e carvoeiro.

Os infratores negociavam lenha e carvão de origem ilegal com importantes indústrias siderúrgicas. Até o momento, foram aplicadas 13 multas que ultrapassam R$ 4,7 milhões e os principais envolvidos foram bloqueados no DOF.

Dos 10 milhões de metros cúbicos de carvão transportados no Brasil em 2007, 44% foram originados em Mato Grosso do Sul. Segundo o Ibama, a extração de lenha e produção de carvão podem prejudicar uma área de mais de 200 mil hectares todos os anos no Estado.

A operação teve origem nas investigações de auditorias ambientais iniciadas em setembro de 2006, quando foi lançado o Sistema DOF para controlar a atividade florestal. A ação também conta com apoio da Polícia Federal.

DOF

O DOF administra a exploração de madeira. Pelo sistema, cabe às empresas produtoras e consumidoras de produtos florestais a responsabilidade de registrar seus estoques on-line na rede nacional.

O sistema substituiu as antigas ATPFs (Autorização de Transporte de Produtos Florestais), que eram impressas em papel moeda.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/180804/visualizar/