Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 09 de Maio de 2008 às 07:12
Por: Alline Marques

    Imprimir


A alteração do fuso horário em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul está muito perto de se concretizar. Os senadores Jaime Campos (DEM) e Delcídio Amaral (PT/MS) reapresentaram, nesta semana, o projeto de lei que altera os horários dos dois Estados para o oficial do Brasília, o que significa uma hora a mais. A proposta já tramita no Senado desde 1991 e teve como seu primeiro signatário o ex-senador Júlio Campos (DEM).

Jaime conta, em entrevista ao RDNews, que o projeto já corre em regime de urgência. Com isso deve ser votado em menos de seis meses. Ele alega que com a alteração no horário facilitará as transações comerciais, operação bancária e vai gerar mais conforto para a comunidade, além de otimizar o consumo de energia elétrica. “Vai beneficiar toda a população”.

A mensagem ganhou força após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a proposta do senador Tião Viana (PT/AC), que reduziu para uma hora a diferença de horário do Acre em relação a Brasília. Anteriormente, o fuso era de duas horas. Além disso, outro motivo para o fortalecimento da discussão foi a portaria do Ministério de Justiça que fez com que algumas emissoras alterassem suas programações nos Estados com fuso horário diferente. “Até mesmo o horário da televisão e os jogos de futebol pautam o comportamento das pessoas. Com esse projeto, nossa sociedade vai adotar um hábito brasileiro, com horários comuns nas demais regiões do país. Isto é saudável e também é uma forma de gerar mais identidade dos mato-grossenses com seus compatriotas”, enfatiza o senador mato-grossense.

Jaime e Delcídio esperam que o projeto seja aprovado ainda neste ano. “Esta questão deixou de ser meramente geográfica e ganhou dimensão política, porque ao compatibilizar o horário regional à hora oficial do país, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul praticamente são reinseridos na dinâmica nacional”, argumentou Jaime.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181031/visualizar/