Empresa japonesa investe em São José do Rio Claro
Devido aos grandes benefícios que o reflorestamento trará ao estado e ao País, o prefeito Massao Paulo Watanabe (PR), juntamente com o deputado estadual Mauro Savi (PR), fomentarão um encontro de representantes da empresa japonesa com a secretaria de Meio-Ambiente e com o governador Blairo Maggi.
A confirmação do investimento se deu após diversas visitas e contatos por telefone com o prefeito Massao Watanabe. A espécie de árvore, cujas mudas serão doadas, é de rápido crescimento, máximo de cinco anos, e pode ser explorada de várias maneiras. Além da madeira, é possível utilizar a árvore para a produção de carvão vegetal, nas indústrias de tecido e celulose, e até mesmo na produção de vinho e mel, com apicultura agregada.
De maneira simbólica, uma muda já foi plantada em frente à nova Casa Transitória. Segundo Hatayama, as outras chegarão entre os meses de setembro e outubro, mas antes disso um relatório completo será enviado à prefeitura indicando as condições e o solo necessários para o plantio.
Essas mudas, segundo o diretor da Stylex Enterprise, foram produzidas nos Estados Unidos. “Nós já realizamos esse tipo de investimento na Austrália e na Califórnia com muito sucesso e São José do Rio Claro será a porta de entrada para esse tipo de investimento no Brasil”, explicou.
“Nossos contatos com os empresários japoneses começaram de maneira tímida e informal. Sempre apresentamos a eles o melhor do nosso município e de Mato Grosso. E lá do Japão os investidores também pesquisaram sobre nossas potencialidades. Agora temos algo concreto acontecendo em São José do Rio Claro que terá repercussão nacional”, disse o prefeito Massao.
Kisato Takoi, que já conheceu São José do Rio Claro em visitas anteriores, e Yokota Naotake, ambos da cooperativa Cotia Seinen Cerrado Kaihatsu S/A, com sede em São Paulo, também estiveram presentes no encontro do último domingo. Além do prefeito Massao Watanabe, o assessor parlamentar do deputado Mauro Savi, Dauton Vasconcellos, também acompanhou a visita dos japoneses.

Comentários