Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 06 de Maio de 2008 às 17:04
Por: Elton Rivas

    Imprimir


A Orquestra do Estado de Mato Grosso, em turnê desde o dia 28 de abril, continua suas apresentações no estado de Santa Catarina até o dia 19 de maio, quando segue para o Rio de Janeiro onde gravará seu quarto DVD, registrando o repertório do maestro Heitor Villa-Lobos apresentado na turnê Sonora Brasil.

A Orquestra realiza essa turnê a convite do Sesc Nacional, dentro do Projeto Sonora Brasil, que a levará por 78 cidades em 22 estados, apresentando-se por praticamente todas as capitais brasileiras. Serão 90 dias excursionando pelo país apresentando no repertório composições de Heitor Villa-Lobos, em adaptações do maestro Leandro Carvalho.

Villa-Lobos percorreu o Brasil e bebeu da rica fonte oferecida pela tradição oral do País. Quase 50 anos após a morte do compositor (ele faleceu no dia 17 de novembro de 1959) a Orquestra do Estado de Mato Grosso faz o caminho inverso.

"Vamos percorrer praticamente todo o país, do litoral ao interior, atravessando regiões não só geográficas, mas também culturais, entrando em contato com esse universo riquíssimo que Villa-Lobos se debruçou ao longo da vida e que inspirou suas obras". afirma o maestro Leandro Carvalho.

O Projeto Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais tem como proposta a formação de ouvintes em música, levando a informação musical a diferentes pontos do país. Apresentando programações inéditas, regulares e sistemáticas, o projeto difunde a ampla e diversificada produção musical brasileira, possibilitando ao público o contato com um universo musical que muitas vezes não teria acesso.

A turnê marca um ano importante para a Orquestra do Estado de Mato Grosso que, em 2008, deverá realizar 142 concertos, sendo que 90 deles fora do estado. Será uma oportunidade para divulgar o estado de Mato Grosso e também a nossa capacidade musical. Para não deixar passar em branco nenhuma impressão da viagem, os músicos criaram um Blog para registrar os acontecimentos e as experiências durante a turnê. Os textos e fotos podem ser conferidos em www.sonoraorquestramt.blogspot.com

Criada em 2005, numa iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Ministério da Cultura e empresas privadas de diversos segmentos a Orquestra do Estado de Mato Grosso reuniu músicos profissionais de várias partes do mundo e de diversos estados brasileiros que mudaram-se para Cuiabá, solidificando um grupo singular, com repertório e timbres únicos.

De Itajaí (SC) onde a orquestra se apresentou no dia 5 de maio, o maestro Leandro Carvalho comentou a atmosfera encontrada nos primeiros concertos da turnê: "Foi tudo maravilhoso até agora. A repercussão é enorme e os concertos estão sempre lotados. O público está sedento por música clássica".

Estão no repertório da orquestra as Bachianas brasileiras N. 4 e N. 9, Ciranda das sete notas, Cirandas, Choro N. 5, Danças características africanas e Danças dos índios mestiços do Brasil.

Além dos concertos do projeto Sonora Brasil, a Orquestra do Estado de Mato Grosso fará turnê comemorativa aos 90 anos do Grupo Votorantim. De 28 de agosto a 1° de novembro, o grupo tocará obras de Stravinsky e de compositores brasileiros em quinze cidades do Nordeste. Todos os espetáculos da turnê "Concertos pelo Brasil/Votorantim" terão entrada franca.





Fonte: Assessoria Orquestra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181073/visualizar/