Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 06 de Maio de 2008 às 15:18

    Imprimir


Como resultado de 8 anos de pesquisa, o historiador Pedro Carlos Nogueira Félix lança na próxima quinta-feira, dia 8 de maio, o livro “História de Mato Grosso- dos primeiros tempos à atualidade.” A obra apresenta um panorama de Mato Grosso desde a sua disputa por portugueses e espanhóis (pelo tratado de Tordesilhas) até os dias de hoje, na administração do governo Blairo Maggi.

A obra contextualiza o Estado à história do Brasil e às relações sociais e políticas ao longo dos séculos. Também descreve a ocupação, os conflitos, a exploração das terras, da mão-de-obra, das riquezas naturais, a organização do povo mato-grossense e os investimentos na região.

O autor explica que o livro é voltado a vestibulares e concursos. “Nesse trabalho incluímos exercícios com respostas comentadas, notas bibliográficas e as fontes pesquisadas. O objetivo é oferecer um material de estudo completo e atualizado”, esclarece.

Outra novidade é que a obra traz um capítulo sobre a geografia de Mato Grosso, destacando as alterações na sua dimensão, a importância ecológica e a preocupação com a economia sustentável.

O livro de 217 páginas não é a primeira obra de Pedro Félix. Ele iniciou na carreira literária no ano de 2000 com a obra “Mosaico Cuiabano”, um estudo sobre os bairros de Cuiabá. Para ele, “História de Mato Grosso” é um tributo ao Estado. “Sou baiano de nascimento e cuiabano de coração. Eu vivo e respiro essa terra. O trabalho é a manifestação do meu amor por esse Estado”, conclui.

O autor- Pedro Carlos Nogueira Felix é baiano de Senhor do Bonfim e chegou a Cuiabá em 1967. Sua vocação pelo magistério o levou a cursar História pela Universidade Federal de Mato Grosso e posteriormente a fazer pós-graduação em Projetos de Políticas Culturais pela Universidade Federal de Ouro Preto. Leciona há 24 anos em escolas públicas e particulares. Atualmente é professor efetivo o Estado de Mato Grosso e dos colégios Salesiano Santo Antônio e Colégio Isaac Newton.

O livro- História de Mato Grosso- dos primeiros tempos à atualidade- tem 217 páginas e é uma publicação da Defanti editora. O valor do livro é de R$35,00. No dia do lançamento terá um valor promocional de R$25,00. A viabilização da edição recebeu apoio do Arquivo Público do Estado, do Colégio Isaac Newton e do Colégio Salesiano Santo Antônio.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181087/visualizar/