Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 30 de Abril de 2008 às 17:04
Por: Daniel Dino

    Imprimir


O Governo do Estado nomeou nesta quarta-feira (30.04) o presidente da Associação dos Municípios Mato-grossenses, José Aparecido dos Santos, o Cidinho, como coordenador do MT-Regional. O programa terá como prioridade na nova administração o fortalecimento dos 15 consórcios intermunicipais, o apoio ao desenvolvimento dos pequenos produtores, e o fortalecimento de parcerias com as secretarias do Estado. Cidinho assume o cargo no intuito de manter as metas e determinações traçadas pelo ex-secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, que faleceu no último dia 18.

O novo coordenador explicou que irá propor novas funções aos consórcios intermunicipais, como a liberação ambiental de projetos de pequenos impactos, como a instalação de um posto de gasolina. A parceria neste caso está sendo firmada com a Secretaria de Meio Ambiente, que assume a gestão esta atribuição em cada consórcio. A ação faz parte da política de descentralização da gestão ambiental em Mato Grosso, comentou Cidinho.

Outra ação apontada durante a posse foi a regularização ambiental de pequenos proprietários. O MT-Regional irá incentivar e criar caminhos ágeis para que os produtores procurem estar agindo plenamente dentro lei, com todas as licenças expedidas pelos órgãos competentes. O coordenador ainda afirma que fará uma gestão presente, visitando os municípios do Estado. “Nós vamos qualificar a equipe do MT-Regional, para que eles possam auxiliar diretamente na melhoria de toda a cadeia produtiva”.

Para o governador Blairo Maggi a escolha é um reflexo da administração feita em Nova Marilândia. A cidade, pontua Maggi, estava sem perspectivas sociais após o fim do garimpo na região, vivendo uma situação de calamidade. “Com determinação e empenho o Cidinho fez uma transformação, atraindo empresas e fortalecendo os pequenos produtores. É esta mudança que queremos em muitas regiões em Mato Grosso”. O governador ressaltou a importância das pequenas propriedades para o desenvolvimento, e que seu crescimento deve seguir o mesmo ritmo das grandes empresas que vem se instalando no Estado nestes últimos anos.

A fazenda experimental da Empaer, no município de Acorizal, foi citada como um exemplo de projeto que deve ser incentivado para a transformação social do pequeno produtor. Dois aviários estão em fase de estudos para aplicação voltada diretamente para a abaixada cuiabana. Um dos aviários possui capacidade de produção estimada em dez mil aves, tendo como principal diferencial o sistema de controle de temperatura. Todo informatizado, a temperatura é adaptada automaticamente levando em conta o ambiente e externo e as condições ideais para cada idade do frango. As primeiras aves devem ser abatidas nos dias 2 e 3 de junho, pesando entre 2,8 e 3 quilos. O calor da baixada é o principal fator que dificulta o desenvolvimento da atividade.

O crédito para novos investimentos fica sob responsabilidade do Banco do Brasil, principal parceiro do MT-Regional, analisou Cidinho. O superintendente do banco em Mato Grosso, Renato Barbosa, lembrou que a melhoria na qualidade da produção mato-grossense é um fator determinante no aumento da oferta de crédito. “Não é interesse do Banco do Brasil que seja mantido a concentração de renda. A melhoria na produção agrega valor e ajuda o processo de transferência de renda”.

CONSÓRCIO – Com diversos prefeitos participando da solenidade posse, foi anunciado que as 21 patrulhas do Governo já estão trabalhando. São 105 caminhões basculantes, 21 escavadeiras, 21 pranchas semi-reboque, 42 motoniveladoras, dois caminhões de lama asfáltica e 21 caminhões comboio. Cada patrulha contém ainda, uma escavadeira, duas motoniveladoras, cinco caminhões basculantes , um comboio lubrificante, uma prancha semi-reboque e o caminhão de apoio.

Para suprir a necessidade de todo este maquinário, a Secretaria de Infra-estrutura irá investir 500 mil litros de óleo diesel somente em combustível. “Esta ação é um teste inédito no Estado e não podemos falhar”, apontou o governador. Ele destacou que, conforme ficou decidido em reuniões anteriores com os prefeitos, cada consórcio se organizaria na forma de gerir estas máquinas, e assim, eleger as prioridades de recuperação nas rodovias independente de partidos políticos, prevalecendo as necessidades da região.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181297/visualizar/