Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Abril de 2008 às 14:28
Por: Pollyana Araújo/Romilson Doura

    Imprimir


A seis meses das eleições, o deputado, apresentador de TV e cantor Walter Rabello (PP), mesmo "bombardeado" e sem o palanque eletrônico na TV Cidade Verde (foi demitido da emissora), se mantém estabilizado em primeiro lugar na disputa a prefeito da Capital. Apresenta os mesmos percentuais de intenção de voto nos últimos oito meses. A pré-candidatura do prefeito Wilson Santos (PSDB), que vai à reeleição, começa a registrar crescimento. O tucano, em vários cenários sobre intenções de voto, já aparece "colado" em Rabello. É o que aponta a nova rodada da pesquisa Mark, feita no sábado (19) e domingo (20) últimos.

Numa simulação com 5 virtuais candidatos (estimulada A), Rabello aparece com 35,4% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Santos, que figura com 32,%. Os demais aparecem distanciados. O petista Carlos Abicalil, com 9%, e o também deputado federal Valtenir Pereira (PSB), com 7,7%, estão empatados tecnicamente em terceiro lugar, enquanto Mauro Mendes (PR) detém 1,9%.

A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Desta vez, o instituto Mark ouviu 1.145 eleitores cuiabanos em 128 bairros. Divulgada com exclusividade pelo RDNews, a amostragem foi registrada na 51ª Zona Eleitoral da Capital, sob número 10191/2008 e deferida pela juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva. Tem o carimbo da estatística da UnB, Francisca Lucena, contratada pelo instituto Mark, que pertence aos empresários Marco Polo e Bárbara Helena de Noronha Pinheiro.

A Mark trabalhou vários simulações com os "prefeituráveis". Num cenário com Rabello, Santos, Abicalil e Valtenir (sem a presença de Mauro Mendes), o pré-candidato do PP se mantém na liderança com 37,9%, seguido do tucano com 33,4%. Abicalil e Valtenir ficam empatados tecnicamente (estimulada B). Em outra situação, desta vez sem Valtenir, Rabello também figura como líder, com 39,7%, enquanto Santos conta com 33,9%, Abicalil (11%) e Mendes segura a "lanterna" com 2,1%.

Variação

O nome de Abicalil foi o que mais teve variação positiva, conforme os cálculos da estística Franscisca Lucena. Num comparativo com a pesquisa feita em setembro do ano passado, o petista aparecia com 5,2%. Como agora detém 9% em um dos cenários, o crescimento foi de 73,1%. Considera-se o percentual integralizado e comparativo entre o próprio pré-candidato. Rabello cresceu 2,9% nestes últimos 8 meses, enquanto Santos apresenta uma variação de 27,6% e, Mendes, de 850%. Já Valtenir, que em setembro estava com 8,6% e agora figura com 7,7%, teve variação negativa de 10,5%.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181569/visualizar/