Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Abril de 2008 às 17:01
Por: João Batista de Menezes

    Imprimir


Liderada pelo deputado estadual Wagner Ramos (PR), uma comissão composta por autoridades e lideranças de Barra do Bugres participou de uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Augustino Moro, em Cuiabá nesta terça-feira, 15, para reivindicar, dentre outras coisas, a instalação de uma UTI – Unidade de Tratamento Intensivo. Participaram do encontro a secretária municipal de saúde, Josivana Miranda Araújo, Ronaldo Brum, diretor administrativo do Hospital Municipal Roosevelt Figueiredo Lira, vereador Luiz Silveira (PTB), Wilson Francelino, presidente da ACIBB, Associação Comercial, Rogério Romanini, presidente do Sindicato Rural, Silvio Rangel, representante da Usina Barralcool, Altair Nodari, empresário da região e Aparecido Alberto, representante estadual da Vigilância Epidemiológica no combate à Hanta-Vírus.

Josivana Miranda foi incisiva em suas exposições ao mostrar à necessidade, em caráter urgente, da Unidade de Barra ter uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), ou pelo menos, de um CTI (Centro de Tratamento Intensivo), por considerar que o Hospital Municipal da cidade é referência na região, e atende um consórcio composto por .... municípios e que, na maioria das vezes, não consegue regular um paciente em outros Centros de Saúde. Augustinho Moro afirmou que a implantação de uma UTI, além de ser dispendioso, a Unidade tem que ter profissionais especializados. Ele sugeriu a implantação de uma UTI móvel ou mesmo uma Semi-Intensiva com dois leitos, que não requer uma equipe especializada.

Rogério Romanini foi taxativo em suas colocação ao dizer para o secretario que Barra não suporta mais atender a demanda, e que o repasse do governo do Estado não cobre nem a metade das despesas, e que o município tem que bancar todos os meses, cerca de 250 mil. “Nós não podemos pagar essa diferença sozinhos, o Estado tem que rever esses valores e aumentar o repasse” afirmou. O vereador Luiz Silveira reforçou as palavras de Romanini dizendo que além de atender os municípios, os quais compõem o consórcio, a Unidade atende muitos pacientes de localidades que não fazem parte do consócio, e que por isso o Estado tem que aumentar o repasse. Altair Nodari expôs a necessidade da implantação de uma UTI fixa ou móvel, até mesmo um CTI, para não acontecer à falta desse atendimento, e que muitas das vezes pacientes perdem a vida por falta desse atendimento, o que ocorreu com seu neto, há poucos dias. “Barra não pode mais ficar à mercê de outros Centros de Atendimentos, temos um hospital referência que atende várias cidades” frisou Altair.

O presidente da ACIB, Wilson Francelino, mostrou a importância de se firmar um convênio entre, o Hospital Municipal e a UNIMED, com a autorização da secretaria de Saúde do Estado. Segundo Wilson Francelino aquelas pessoas que têm o convênio da UNIMED e recebe o atendimento gratuito, pagas pelo SUS, a Unidade do município seria ressarcida pela em presa conveniada, claro com um atendimento melhor. Com isso Barra receberia teria mais recursos em caixa, para administrar melhor o setor da Saúde. Já Silvio Rangel representante das Usinas Barralcool considera que é de suma importância uma parceria com o setor privado, para aquisição e manutenção de uma Unidade de Tratamento Intensiva, mesmo que seja móvel, em Barra do Bugres, devido a demanda ser muito grande, e por se tratar de um Hospital referência. Silvio disse ainda da necessidade do município ter uma ambulância do SAMU, uma vez que a Barralcool sempre colocou à disposição a ambulância da empresa, toda vez que foi necessário. Ronaldo Brum, diretor administrativo, defendeu a possibilidade de transformar a Unidade em uma Filantropia, a qual seria administrada por uma diretoria composta por membros da sociedade barrabugrense, colocação bem aceita por Augustinho Moro.

Aparecido Alberto se mostrou preocupado com os casos de Hanta-Vírus identificados em Barra do Bugres e região, por ser uma doença difícil de ser diagnosticada, ela se confunde muito com dengue e outras viroses. Hanta-Vírus é uma virose que se contrai especificamente na zona rural, mas por Barra ter plantio de cana-de-açúcar e pastagem em torno da cidade, um ambiente propício para o rato transmissor do vírus, tem que ser tomados os cuidados necessários. Aparecido defende a que Vigilância Sanitária do município faça uma Campanha de conscientização, através de cartazes e os meios de comunicação, alertando dos perigos de contaminação na zona rural. O primeiro caso detectado foi em 2001, e o paciente vindo falecer. Em 2005 a Vigilância Sanitária do Município constatou mais uma pessoa de soro positivo, mas não foi a óbito. De 2007 até março desse ano foram notificados 20 casos, sendo que desse total seis foram soro positivo, quatro vindo a óbitos.

Ao finalizar a reunião Augustinho Moro se colocou à disposição da equipe de saúde do Município para adequar a unidade com esses recursos técnicos, demonstrando interesse para ajudar, no que for possível, na aquisição dos equipamentos necessários. O deputado Wagner Ramos acenou a possibilidade para o ano quem vem designar verba de emenda parlamentar na aquisição desta UTI. Segundo Wagner tem total interesse de ajudar o Município no que tange o atendimento da saúde, tanto é que conseguiu designar uma unidade da SAMU para Barra do Bugres. Ele defendeu ainda uma parceria com a iniciativa privada para aquisição e manutenção destes equipamentos da futura UTI.





Fonte: Barra do Bugres News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181659/visualizar/