Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Abril de 2008 às 15:22
Por: Nélson Alves

    Imprimir


Na última sessão ordinária da Câmara Cidadã de Nova Olímpia uma novidade foi apresentada não somente aos vereadores bem como ao público que acompanha as sessões no plenário: o novo relógio cronômetro que dinamiza o uso dos microfones durante os trabalhos legislativos.

A implantação do sistema foi sugerida pelo presidente do Legislativo, vereador Eduardo Oliveira de Almeida (Duda), agilizando a condução do tempo dos discursos dos parlamentares, permitindo a habilitação e desabilitação de microfones.

“Adquirimos um cronômetro para determinar o “tempo de palavra” de cada vereador durante as sessões, para que se torne justo o tempo de cada um. Quando faltar 30 segundos para o término de qualquer pronunciamento, o cronômetro vai piscar e, quando zerar, corta-se automaticamente o microfone”, disse Duda.

O presidente da Câmara comentou também que o uso do cronômetro se faz ainda mais necessário tendo em vista a Decisão Normativa de 01 de abril de 2008, que estabelece critérios e orientações para a aplicação do Regimento Interno da Câmara Municipal e Lei Orgânica do município de Nova Olímpia e ainda para outros procedimentos. Ele informou que obedecendo ao que precede o Regimento Intermo da Casa, as Sessões Ordinárias seguem as rotinas e os tempos: Expediente com duração de duas horas, dividido em 30 minutos para o pequeno expediente e uma hora e trinta minutos para o grande expediente, e a Ordem do Dia com duração de uma hora e a Explicação Pessoal, com duração de uma hora.

“O tempo de fala de cada Vereador no Pequeno Expediente é de cinco minutos, e no Grande Expediente que é destinado ao uso da palavra para tratar de qualquer assunto de interesse público, o tempo de fala de cada vereador é de quinze minutos. Na Ordem do Dia que é destinada a discussão e votação das matérias da pauta, o tempo de fala durante a discussão de matéria é de cinco minutos para cada vereador. Já a Explicação Pessoal que serve para o Vereador justificar as proposições de sua autoria, falar de algum projeto que irá apresentar, falar a seu respeito. O tempo de fala é de dez minutos”, explicou o vereador Duda, informando que o Aparte tem duração de três minutos; Pela Ordem, concede três minutos a quem de direito e a discussão da Ata terá até cinco minutos.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181746/visualizar/