Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Abril de 2008 às 10:48

    Imprimir


A Câmara Municipal de Nortelândia realizou o curso de capacitação para atualizar e melhorar a qualidade de atendimento ao envio do APLIC ao Tribunal de Contas de Mato Grosso. O treinamento técnico ocorreu entre os dias 03 e 04 de abril (quinta e sexta) na própria Sede do Legislativo Municipal. O curso foi dirigido aos servidores efetivos e comissionados Ministrado pelos Técnicos de software Cristiano e Luiz da Empresa Ágili Informática com sede no Município de Sorriso desenvolveram o treinamento na prática voltado para o envio das informações via APLIC ao TCE/MT. E, também, aspectos contábeis dos softwares, assim como procedimentos e rotinas nas informações que são geradas ao TCE/MT. .

O evento foi de grande importância aos servidores da Câmara, para informar sobre as novas mudanças implementadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso nas tabelas do APLIC 2008 e as modificações realizadas nos softwares da Empresa Ágili para atender a estas medidas.

Na ocasião, os consultores-técnicos da Ágili demonstraram as novas aplicações técnicas e operacionais que deverão ser utilizadas. Focaram na normatização das entidades na aplicação do Controle Interno, como principal ferramenta para o êxito no envio do APLIC ao Tribunal.

O APLIC - Auditoria Pública Informatizada de Contas - é um padrão de envio de informações, via internet, que devem ser prestadas pelos jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que serão analisadas pelo corpo técnico. O Tribunal de Contas desenvolveu esse novo modelo de auditoria pública informatizada de contas para fortalecer o seu papel constitucional, ampliando o trabalho de controle externo e contribuindo para que haja um fortalecimento no controle interno dos jurisdicionados.

“Hoje, é necessário que haja o constante aprimoramento das pessoas e do trabalho. Acreditamos estar realizando uma administração voltada eminentemente ao investimento do capital humano, como suporte à presteza e à qualidade dos serviços prestados por esta instituição, a qual chamamos de gestão Liderança pelo Conhecimento Técnico, enfatizou o Presidente da Câmara Vagnir Barbosa Batista”.

Em seu discurso durante a abertura do treinamento, o presidente do Legislativo Vagnir Barbosa (LIU) ressaltou que as ações desenvolvidas pelo Legislativo Municipal possuem o foco voltado para a gestão de qualidade e eficiência no serviço público, que está se consolidando progressivamente em uma nova visão estratégica para o desenvolvimento das atividades da Câmara Municipal.

O objetivo do treinamento também foi proporcionar aos servidores do Poder Legislativo noções básicas sobre a Execução Orçamentária e Contabilidade Pública voltados para o APLIC - Auditoria Pública Informatizada de Contas, bem como aprimorar os conhecimentos já adquiridos. Com isso, haverá uma maior agilização dos trabalhos, redução de erros e facilidade na análise das contas anuais dos órgãos.

O presidente Vagnir Barbosa não tem medido esforço para qualificar os servidores, principalmente o corpo técnico. Um exemplo é que desde o início deste ano estabelecemos como meta de gestão a área fim da Câmara Municipal, pois o nosso objetivo é proporcionar aos servidores durante o ano vários cursos direcionados a melhoria da qualidade e desempenho das atividades produzidas, com isso quem tem a ganhar são os próprios funcionários que irão obter uma qualificação técnica de conhecimentos voltado à uma gestão pública com eficiência e eficácia, comentou o Presidente da Casa.

A iniciativa foi articulada eu reunião realizada no início de fevereiro pelo Presidente da Casa e Servidores, preocupados com a melhoria no desempenho do serviço publico.

Os dois dias de curso somaram uma carga horária de 20 horas e será com entrega de certificados.

Participam servidores dos legislativos Sélia Módolo, Gilson Portela, Josenildo Porto e Fernando Brandão.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181856/visualizar/