Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Abril de 2008 às 09:02

    Imprimir


Preocupado com o aumento das críticas por causa do processo eleitoral deste ano e da recomposição de grupos visando o pleito de 2010, Blairo Maggi (PR) reforçou a estratégia de atrair líderes de partidos que caminham para a oposição. Do DEM, o governador cooptou José Aparecido dos Santos, o Cidinho, presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). Agora, ele conduz o MT Regional, reforçado com a entrega de um lote de 212 máquinas pesadas entregues aos 15 consórcios intermunicipais. Cabe ao programa viabilizar também a cadeia produtiva dos municípios.

Um dos trunfos do governador com Cidinho no governo e reabrir a interlocução tanto com o DEM, que já lançou o senador Jaime Campos para governador, quanto junto aos prefeitos. Antes, Maggi tinha no ex-senador Jonas Pinheiro (já falecido) esse papel de mediador entre o governo e o partido.

Outra sacada de Maggi foi buscar apoio do empresário e deputado Otaviano Pivetta, presidente regional do PDT. Pivetta estava na bronca com o governador, de quem já foi secretário de Desenvolvimento Rural. Agora, o parlamentar vai ter uma estrutura dentro do MT Regional para, como voluntário, ajudar a administração a superar a crise na área ambiental, agravada com a Portaria 96 do governo federal que veio alterar o Decreto 6.321. Com isso, ampliou para 86 o número de municípios mato-grossenses que não podem abrir áreas para expansão agrícola e nem para extração seletiva de árvores para o setor madeireiro.

A base do projeto é o MT Legal, que prevê a restauração de passivos ambientais, a preservação de áreas que compõem as matas ciliares e nascentes, a regularização fundiária de posses rurais e a obediência de direitos e deveres trabalhistas relativos à atividade rural. O Comitê Gestor, sob Pivetta, vai atuar em conjunto com os 15 consórcios intermunicipais de desenvolvimento. Começa fazendo mapeamento para, depois, viabilizar ações específicas de cada região.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181872/visualizar/