Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 15 de Abril de 2008 às 11:16
Por: Priscila Figueiredo

    Imprimir


O deputado estadual Chico Galindo (PTB) foi o convidado desta quarta-feira do programa Entrevista Coletiva da TV Assembléia. Comandado pelo jornalista José Porto e tendo como convidada a também jornalista Itimara Figueiredo. O deputado tratou de temas como a aplicação do Plano Estadual de Educação, reestruturação da dívida do Estado e a relação política entre Governo e Assembléia.

Nomeado este ano como presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa, Chico Galindo assumiu a comissão com a missão de exigir o início da aplicação das normas contidas na lei nº 8.806/08 que sancionou o Plano Estadual de Educação. “Se o estado cumprir o que está nesse plano, em 10 anos estaremos discutindo como Mato Grosso se tornou um exemplo em educação”, afirmou o deputado.

Ainda sobre o tema, Galindo disse que vê empenho do governador Blairo Maggi em avançar na educação do Estado, mas que o problema está mais ligado à gestão do que à falta de recursos. “Eu sei que existem dificuldades, inclusive orçamentárias, mas se você ver a quantidade de recursos da secretaria, era para estar bem melhor. Não é culpa do deputado Ságuas Moraes que está como secretário hoje, é um problema de anos”, argumentou ele.

Recentemente Chico Galindo deu declarações em plenário criticando os secretários estaduais que demoram ou não dão resposta aos requerimentos de informação expedidos pelos deputados estaduais. Durante o Entrevista Coletiva desta quarta-feira o deputado reforçou seu posicionamento e a importância em ter acesso aos dados. “É inaceitável o que acontece hoje. Nós somos eleitos para fiscalizar, essa é a nossa função. Conversei com o presidente Sérgio Ricardo e ele disse que também vai cobrar essas respostas”, afirmou.

Chico Galindo cobrou também duramente do governador Blairo Maggi a regularização fundiária urbana no Estado. Ele lembrou que com poucos recursos o Governo poderá resolver o problema, exemplificando o caso da Baixada Cuiabana. “Com R$ 2 milhões o governo regulariza a situação de 45 mil pessoas, que ocupam em torno de 9 mil lotes. É simples: basta ter vontade”, declarou ele que ainda disse lamentar que o governador Blairo Maggi se mova apenas por pressão.

POSIÇÃO INDEPENDENTE – Representante único do PTB na Assembléia Legislativa, o deputado Chico Galindo já assumiu que não é governo nem oposição, é independente. Segundo ele, um exemplo dessa forma de atuação foi seu posicionamento na questão de reestruturação da dívida do Estado. Galindo declarou que quando o projeto de lei chegou na Assembléia para aprovação, teve receio em aprovar o texto original, mas que após uma série de debates e reuniões com técnicos, sentiu que a proposta era válida. Para garantir ainda mais segurança econômica ao Estado, apresentou duas emendas ao Projeto e agora se coloca favorável a aprovação. “Eu não tenho nenhuma obrigação em defender o Governo e também não sou oposição de ficar criticando tudo, ser independente é defender acima de tudo os interesses de Mato Grosso”, afirmou.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/181934/visualizar/