Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 09 de Abril de 2008 às 06:50
Por: Flavia Santucci

    Imprimir


Números recentes de desmatamento na Amazônia divulgados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), apontam que Mato Grosso não é mais o campeão de desmate na região. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, o Pará é o estado que mais desmata atualmente. “O campeão de desmatamento de acordo com o Inpe é o Pará e não o Mato Grosso. Há dois anos, por dados oficiais do Prodes (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia), que o Pará desmata mais que MT”.

De acordo com o secretário, Mato Grosso vem diminuindo o desmatamento de uma maneira clara. “Passamos de 11 para dois mil km² em menos de três anos, mostrando que somos o estado que mais diminuiu o desmatamento na Amazônia Legal e o estado que mais contribuiu para redução e emissão de gás carbônico”.

Ainda conforme Daldegan, os números previamente divulgados pelo instituto no começo do ano não condizem com a realidade. “Eles pegaram os dados do Deter de agosto a dezembro de 2007 e disseram que Mato Grosso tem 1.786 km² [de área desmatada] mas o Deter não dá desmatamento real. O Inpe tem dois sistemas que monitoram o desmatamento. Um é o Deter e o outro é o Prodes. Quem dá o desmatamento final é o Prodes. O Deter serve para indicar, olha parece que tem alguma coisa acontecendo lá. Vamos verificar. Mas nem sempre isso funciona. A resolução dele é muito ruim. O Deter passa todo dia e faz uma leitura. O Prodes trabalha com uma melhor resolução e passa de 15 em 15 dias”.

Para o secretário, “faltou o Inpe ir a campo” antes de divulgar os dados sobre o desmate. “Acho que houve um atabolhamento na divulgação dos dados. Faltou ir a campo. O Deter é para induzir uma fiscalização antes de ter o corte raso. Quem qualifica os dados é o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ou a Sema. Fomos em todos [os pontos apontados como desmatados pelo instituto] e constatamos 10% de corte raso. 17.52% não têm vestígios nenhum de desmatamento”.

Daldegan ainda afirmou que Mato Grosso não tem 36% da sua área desmatada. “O desmatamento no estado baixou de taxas de dezenas para alguns hectares somente. Os números estão mostrando essa queda vertiginosa e este é um trabalho não só feito pelo governo Blairo Maggi, como também parte da conscientização do setor produtivo”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182259/visualizar/