Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 03 de Abril de 2008 às 21:56
Por: Ivan Pereira /Cleber Batista

    Imprimir


O setor madeireiro em Juina (730 km de Cuiabá) entra em crise. Nesta semana pelo menos três madeireiras foram fechadas pela fiscalização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). O pedido partiu do Ministério Público Estadual (MPE). Segundo Paulo Perfeito empresário do setor, a fiscalização utilizou um sistema de medição diferente do usado pelo segmento. “Eles chegaram e fizeram a medição da forma deles, tentamos contestar com os fiscais mais não teve jeito”, destacou Perfeito.

Além do embargo à serraria, houve a aplicação de multa no valor de R$ 4 milhões. Com recurso do empresário o valor reduziu para R$ 700 mil. “Eu ainda continuo recorrendo na justiça pra anular essa multa”, completou.

Pelo menos cem funcionários estão temporariamente parados, porém, não foram demitidos e continuam recebendo salários. Para João Alves da Luz, presidente do Sindicato dos trabalhadores do setor, a situação ainda é calma, mas há uma certa preocupação com o futuro desses trabalhadores. “Não temos ainda registro de demissão de trabalhadores, mas a previsão não é boa, estamos preocupados”, disse.

A preocupação é ainda maior com a expectativa do inicio da Operação “Arco de Fogo”, desencadeada pelo IBAMA e Polícia Federal. Atualmente o IBAMA desenvolve uma operação de rotina, para inibir, detectar e autuar propriedades com desmatamento irregular. “Esse é um trabalho que realizamos e que não tem nada a ver com a operação Arco de Fogo”, define Luciano Gerra Cotta, chefe da Divisão de Controle e Fiscalização (DICOF), do IBAMA em Juina.





Fonte: Rádio Educadora de Juina

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182609/visualizar/