Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 03 de Abril de 2008 às 18:29

    Imprimir


O Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter) divulgou dados do desmatamento na região amazônica no mês de fevereiro. A área desmatada no período, calculada em 725 quilômetros quadrados, é 13,45% maior do que a registrada em janeiro deste ano, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) contabilizou 639,1 quilômetros quadrados de novas áreas devastadas.

Em Mato Grosso, segundo dados do Deter, estão concentrados 88% do desmate total registrado no período. Em fevereiro, a área devastada no estado foi de 639 quilômetros quadrados e cresceu 68% em relação ao mês anterior.

Ao comentar os números do desmatamento, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que os dados revelam o avanço do desmatamento mesmo após as medidas anunciadas pelo governo federal no combate a devastação da Amazônia.

Para a ministra, o combate ao desmatamento não pode ser imediatista. "É claro que a resposta dessas medidas não tem a mesma velocidade que a dinâmica do desmatamento que está em curso. Com certeza, elas irão surtir efeito, mas não em apenas um mês ou dois", disse hoje (3), na cerimônia de posse dos conselheiros da Reserva da Biosfera do Pantanal.

E finalizou: "O que nós queremos é que todas as medidas venham a acontecer e, se possível, tenhamos também, em 2008, uma redução no desmatamento", acrescentou.

Desmatamento em outros Estados

Em Rondônia, o desmatamento cresceu 8,7% no mesmo período. Já o Pará registrou queda de 12,6% em relação a janeiro. Os três estados concentram os 36 municípios que mais desmataram a floresta Amazônica em 2007.

O Deter é um sistema de monitoramento da Amazônia por satélites que fornece dados sobre a cobertura vegetal da região. A consolidação dos dados é feita por outra metodologia, o Projeto de Estimativa de Desflorestamento da Amazônia (Prodes), que define as taxas de desmatamento.





Fonte: Da Redação/Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182627/visualizar/