Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 01 de Abril de 2008 às 13:30
Por: Fernando Leal

    Imprimir


A contagem é regressiva para captação de R$ 29 milhões. A fase mais recente envolveu projeto de parte física até a engenharia financeira

O município de Tangará da Serra (242 km da capital, a sudoeste) entrou em ritmo de contagem regressiva para captação de recursos da ordem de 29 milhões de reais – necessários para início da montagem da infra-estrutura em seu aeroporto, que vai permitir a instalação de um pólo aeronáutico na região.

A fase mais recente do processo envolveu a contratação de uma empresa e a elaboração do projeto que contempla desde a parte física até a engenharia financeira. “Agora, vem a parte política que é a captação dos recursos. Precisamos buscar os parceiros que é o Governo do Estado, as empresas,... os empresários estão vindo, reafirmando seus compromissos conosco de – em estando em condições mínimas para a abertura dessas empresas, eles começam os trabalhos”, explicou o prefeito de Tangará, José Carlos Ladeia (PR).

“Esse trabalho vem sendo feito e muito bem conduzido pelo prefeito Júlio César, que fez toda a intermediação com um grupo de empresários do Rio de Janeiro e de São Paulo, dispostos a montar em Mato Grosso um pólo aeronáutico. Agora, o sucesso da fase inicial de todo esse empreendimento – que foi estratégica, vai depender da força política, a partir de agora.

Precisamos muito de apoio do governador Blairo Maggi que, inclusive, já se posicionou favoravelmente”, disse o também republicano, deputado Wagner Ramos. Segundo o parlamentar, Maggi quer ver – realmente – isso acontecer e disse que vai trabalhar para ajudar Tangará da Serra nesse processo.

O investimento é importante para o município começar a trabalhar em torno do projeto. Entre outras necessidades, também estão a construção de três hangares – cada um com cerca de três mil metros quadrados; ampliação da área de estacionamento de aeronaves; recapeamento da pista com mais 7cm de espessura; e o prolongamento dele em mais 300 metros a 400 metros. Atualmente, a extensão da pista é de 1.600 metros. Além disso, será necessária indenização de 50 hectares de área no entorno do aeroporto para criação da infra-estrutura.

Entre as empresas estão as de fabricação de aeronaves agrícolas e executivas, e um conglomerado de outras empresas especializadas em manutenção de aeronaves de todos os tipos. “Com esse empreendimento de porte, Tangará vai reunir condições para gerar mais desenvolvimento para toda sua região e para Mato Grosso, através da concentração de infra-estrutura tecnológica de ponta, da capacitação e especialização de boa parte de sua gente, e da geração de emprego e renda. Com certeza, o município, a região, o estado e toda a sua gente darão um salto gigantesco de qualidade”, salientou Ramos.

Júlio Cesar Ladeia disse que Tangará da Serra é ponto estratégico e tem melhor logística do que São Paulo, por exemplo. “Já apresentamos isso parcialmente ao governador e a secretários do seu governo”.

Ele explicou que a união de esforços e a busca para implantação do projeto na região – e sua transformação em um pólo aeronáutico – começaram a partir da perspectiva de crescimento maior da produção agropecuária na fronteira agrícola de Mato Grosso com outros países. “Por conta desse aquecimento perene, há a utilização cada vez maior de tecnologia de ponta e a utilização de aeronaves”, confirmou Ladeia. Segundo ele, Wagner Ramos é um interlocutor “muito importante” para o Estado, pelo peso político que acaba tendo nas decisões que o governo precisa adotar.

“O deputado entende profundamente os problemas do município e de sua comunidade porque os conhece bem. Wagner foi criado ali na região e está radicado em Tangará há muitos anos. Por isso, conhece profundamente as pessoas, os problemas, a classe política de lá, as necessidades e está conhecendo aqui – também – a realidade do governo”, observou Julio Ladeia.

Para o prefeito, essa união entre o município e o parlamentar será mais importante ainda em 2008. “Este ano, vamos ter um acesso muito maior às parcerias com o governo e também um desenvolvimento maior das ações como um todo. A presença de Wagner Ramos, na Assembléia, facilita o diálogo – é uma ponte constante entre o município e o estado”.

O parlamentar lembrou que a prefeitura já vem trabalhando com essa expectativa desde 2005 e, amparada no projeto de construção do modelo de um novo avião agrícola, atraiu empresários e técnicos aeronáuticos para conhecer Tangará da Serra. O resultado – de acordo com o prefeito – foi perfeito.

“Eles se entusiasmaram com o que conheceram em nosso município, considerando que a logística aeronáutica é diferente da terrestre ou hidroviária. Estamos no centro da América do Sul Tangará é um ponto estratégico para o nosso país e outros da América do Sul”, completou Ladeia.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/182921/visualizar/