Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 18 de Março de 2008 às 15:40

    Imprimir


O Núcleo de Ações Educacionais da Orquestra do Estado de Mato Grosso, criado em 2005, juntamente com a Orquestra do Estado, também sob a direção artística do maestro Leandro Carvalho, procura através de suas Oficinas Didáticas ampliar o debate sobre a música nas escolas, além de democratizar a cultura e o conhecimento, tendo como instrumento a educação musical.

O programa atende escolas da rede pública e privada, capacitando educadores para atuarem como multiplicadores da utilização da música como ferramenta pedagógica nas escolas. No ano passado, cerca de 200 educadores participaram das oficinas. Em 2008, a meta é que outros 200 sejam qualificados pelos facilitadores do projeto.

As escolas inscritas nas Oficinas Didáticas recebem um kit multidisciplinar contendo livros, apostilas, CD´s e DVD´s que facilitam a disseminação dos conteúdos trabalhados, para além da sala de aula. Muitas dessas escolas atendidas estão localizadas em bairros carentes, não só de seus direitos básicos, mas principalmente do acesso aos bens culturais.

Oportunidades - As Oficinas Didáticas são os primeiros passos de um processo que culmina com os Concertos Didáticos, que levam a Orquestra às escolas ou as escolas para o teatro. Neste ano, serão 40 instituições de ensino atendidas, sendo que a metade assistirá aos concertos no teatro do Sesc Arsenal.

Aliando música e literatura, os Concertos Didáticos em 2008 tem como destaque em seu repertório a suíte Don Quixote, do compositor alemão Georg Phillipp Telemann inspirada no clássico da literatura universal Don Quixote de La Mancha, obra publicada pelo espanhol Miguel de Cervantes em 1605.

O livro que reúne prosa e poesia criou uma das figuras mais marcantes da literatura em todos os tempos: o Cavaleiro da Triste Figura, Don Quixote de La Mancha. Herói delirante e sonhador, defensor dos fracos e inocentes.

Multidisciplinariedade - Os alunos das escolas participantes dos Concertos Didáticos desenvolverão ao longo do ano, com acompanhamento dos professores, uma série de atividades tendo como referência esta obra de Cervantes.

As melhores produções, textuais ou gráficas, serão reunidas em um livro a ser lançado pela Orquestra em 2009. A iniciativa pretende estimular a leitura e a produção criativa dos jovens, reunindo as mais variadas formas artísticas e culturais.

Serviço

Nesta terça-feira, às 19 horas, no Centro de Difusão Musical do Sesc Arsenal, participam da oficina os educadores da Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos (Jaiminho), do Colégio Isaac Newton, escola Municipal Armindo de Arruda Campos, Colégio Waldorf Brasillis, Escola Estadual Ulisses Cuiabano e Escola Estadual Presidente Médici.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/183688/visualizar/