Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 29 de Fevereiro de 2008 às 16:26

    Imprimir


A Comissão Européia (braço executivo da União Européia) enviou 3 milhões de euros (R$ 7,6 milhões) para apoiar iniciativas culturais nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em projeto que será coordenado pela Guiné-Bissau.

A cerimônia de atribuição do financiamento ao Programa de Apoio às Iniciativas Culturais nos PALOP aconteceu na representação do Executivo do bloco europeu em Bissau.

O documento foi assinado pelo delegado da Comissão Européia em Bissau, embaixador Franco Nulli, e pelo ministro guineense das Finanças, Issuf Sanhá.

Segundo Franco Nulli, o financiamento da UE veio após adoção em Luanda, em 2005, pelos ministros da Cultura dos PALOP, do Programa Geral de Cooperação e Intercâmbio Cultural.

"Os compromissos políticos assumidos naquela época são demonstrativos de que os respectivos governos estão empenhados em mobilizar recursos nacionais com o objetivo de preservar e financiar (...) entidades institucionais diretamente ligadas à cultura", afirmou Franco Nulli.

Segundo o representante da Comissão Européia, apesar da riqueza cultural dos cinco países africanos de expressão portuguesa, "existem problemas que dificultam a preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural".

"São estes e outros problemas que justificam a existência deste programa e a sua resolução é o seu principal objetivo", afirmou Nulli, acrescentando que a Guiné-Bissau terá uma grande missão pela frente.

O ministro Issuf Sanhá disse que o programa de apoio às iniciativas culturais é um "passo sem precedente no atual contexto sócio-cultural dos países beneficiários", agradecendo o apoio em nome dos cinco países de língua oficial portuguesa.

Em sua intervenção, Sanhá pediu também aos guineenses para apresentarem projetos culturais para serem apoiados pelo fundo.





Fonte: Lusa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/185145/visualizar/