Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 29 de Fevereiro de 2008 às 09:55
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


A abertura da exposição “Memória e Raízes: a colonização japonesa em Mato Grosso”, de fotos, brinquedos, roupas e outros objetos da cultura oriental, marcou o início das comemorações estaduais do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. A cerimônia nessa quinta-feira (28.02) à noite, no Centro de Eventos Pantanal, teve apresentações de Yosaki Soran, dança tradicional do Japão; de Kendo, luta de espadas samurais; e Taikô, grande tambor, além do acompanhamento da Banda da Polícia Militar entoando o Hino Japonês e o Hino Nacional.

Pelo menos 200 representantes da Comunidade Nipo-Brasileira de Mato Grosso, crianças a idosos, participaram da cerimônia de abertura também traduzida na língua japonesa. “É o reconhecimento aos trabalhos e sacrifícios enfrentados pelos primeiros imigrantes japoneses no Brasil”, pronunciou emocionado o presidente da Associação Nacional para Comemorações do Centenário, Kokei Uehara, lembrando ser filho de imigrantes japoneses pobres e ter no país a oportunidade de estudo e formação gratuita.

O vice-governador Silval Barbosa, presidente da Comissão Estadual Organizadora das Comemorações, representando ainda o governador Blairo Maggi ausente por conta de uma reunião em Brasília, lembrou a importância da população nipo-brasileira no desenvolvimento cultural e econômico do Estado, desde 1950. Segundo ele, os eventos na programação estadual irão fortalecer as relações com o Japão. “Seminários sobre créditos de carbono (24.04), oportunidades de comércio com o Japão (29.05) e segurança pública (sem data definida); encontros de reitores, no Estado e no Japão; e o concurso Miss Centenário Mato Grosso”, disse.

Barbosa revelou que Mato Grosso é um dos poucos, senão o único Estado, onde o Chefe do Executivo Estadual está responsável pelas organizações das comemorações. “O governador reconhece a importância do centenário, por isso incumbiu a comissão estadual da missão de priorizar a agenda de eventos”, contou o vice-governador ressaltando o orgulho em participar da homenagem. Na ocasião, ele, a esposa Roseli Barbosa, madrinha do Miss Centenário Mato Grosso e demais autoridades presentes, homenagearam as associações nipo-brasileira de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Campo Verde, Cáceres e Dom Aquino.

O cônsul-adjunto do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Jiro Maruhashi, agradecido pelo carinho, apoio e respeito dos brasileiros aos japoneses disse-se comovido pela homenagem de Mato Grosso. “A comunidade nipo-brasileira está muito bem integrada e respeitada por toda a sociedade brasileira. Agora é o momento de olhar a cem anos atrás, mas também para o futuro, porque os dois países buscam potência para desenvolver todos os níveis, intensificar e aprofundar mais as nossas relações bilaterais”, analisou Maruhashi.

100 ANOS

Os cem anos da imigração japonesa no Brasil, no próximo dia 18 de junho de 2008, serão lembrados com uma extensa programação de eventos festivos por todo o país, durante todo o ano de 2008 ‘Ano do Intercâmbio Brasil - Japão’. As comemorações ao centenário foram instituídas segundo os decretos 6.036/07 e 5.966/06, do Governo Federal. Em Mato Grosso, por meio do decreto nº 380/07, o Governo do Estado instituiu a Comissão Estadual presidida pelo vice-governador Silval Barbosa, que está responsável pela coordenação de oito Grupos de Trabalhos montados para organizar os eventos e desenvolver os projetos.

“No âmbito de trabalho desses grupos (GT) estamos procurando desenvolver todos os projetos que já existiam e que estão recebendo um novo estímulo com as comemorações, como todos os novos que a sociedade civil apresentar. Cada um desses grupos seleciona os projetos propostos a cada um desses temas”, explicou o diretor do Grupo de Trabalho das Comunidades Brasileiras no Exterior da Comissão Nacional; ministro Eduardo Gladilone. Ele contou que no Japão também foi formada uma comissão semelhante que está fazendo o mesmo trabalho. “O resultado é muito importante, porque essas iniciativas vão se somar e fortalecer as relações entre Brasil e Japão, o objetivo maior do Ministério das Relações Exteriores”, disse.

A cerimônia foi acompanhada ainda pelos secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro; de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), e de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf; secretários-chefes da Casa Civil e da Casa Militar, João Malheiros e Orestes de Oliveira, respectivamente; secretários-adjuntos de Cultura, Toco Palma e da Sicme, Rodrigues Palma; prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, deputado estadual Adalto de Freitas, vereador Francisco Vuolo, representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e da classe artística de Mato Grosso, do representante da Sociedade Nipo-Brasileira na Comissão Estadual, Jaime Okamura, e secretário-adjunto da Casa Civil Antônio Kato, secretário geral da Comissão Estadual.

EXPOSIÇÃO

A exposição “Memória e Raízes: a colonização japonesa em Mato Grosso” poderá ser visitada no Salão Nobre do Palácio da Instrução, em Cuiabá, a partir de terça-feira (04.03), em horário comercial. No final de março, as peças orientais ficarão a mostra em outros municípios do Estado por cerca de dois meses.

CARTÃO POSTAL

Na ocasião foi divulgado que a Empresa de Telégrafos e Correios lançará no próximo dia 18 de junho um bloco comemorativo de cartão postal ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

AGENDA

A programação de eventos estaduais pode ser conferida na Agenda do site da Secretaria de Estado de Comunicação: www.secom.mt.gov.br





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/185199/visualizar/