"Tropa de Elite" ganhou fama com pirataria e impulsionou música e livros
"Tropa de Elite" já foi visto por mais de 2,4 milhões de espectadores no país, segundo dados da empresa Filme B, que acompanha o desempenho das bilheterias brasileiras.
Mas o sucesso do filme de José Padilha, que ganhou o Urso de Ouro neste sábado no Festival de Cinema de Berlim, começou nas bancas de camelôs.
Devido ao apelo do seu tema (violência e corrupção policial), a produção virou alvo da pirataria e abriu no país a discussão sobre as dificuldades de acesso a bens culturais.
O filme influenciou outras mídias. As principais emissoras do país despertaram para o fênomeno e tentaram conquistar os direitos de exibição, além dos planos de transformar o filme em série televisiva. A Record, por exemplo, lançou o quadro humorístico "Bofe de Elite", que impulsionou o ibope do programa de Tom Cavalcante.
Já a música-título do longa ganhou diversas versões e colocou a banda Tihuana de volta às paradas de sucesso. Livros de diversos gêneros foram lançados na esteira do êxito comercial do filme de Padilha. Até as gírias usadas pelos personagens do filme, como "pegou geral" e "faca na caveira", se popularizaram no cotidiano.
A Rede Telecine conquistou o direito de exibir "Tropa de Elite" na TV paga devido a um acordo fechado no começo deste mês. Por enquanto, não foi fixada uma data para a exibição.
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