Samae de Tangará da Serra anuncia reajuste de 10% nas contas de água
O reajuste, de acordo com o diretor do Samae Jefferson Lima, é baseado na Lei Complementar nº1101 de 12 de dezembro de 2006, que prevê o aumento de 37% na tarifa de água, mais Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), ao qual será dividido entre os quatro próximos anos. Lima explica, que em 2007 o reajuste será de 10%, 2008 10% mais INPC, 2009 10% mais INPC e 2010, 7%. A taxa mínima de água será de R$ 9.90. Conforme o diretor, o objetivo do Samae é dar continuidade aos trabalhos melhorando ainda mais os serviços.
TAXA DE LIXO - A Taxa de Coleta, Remoção, e Destinação do Lixo Domiciliar, antiga Taxa de Resíduos Sólidos (TRS), que foi disponibilizada pelo Samae à população tangaraense em 2007, ao qual sua cobrança é baseada na metragem do terreno do contribuinte, estava com o cadastrado imobiliário desatualizado, o que ocasionava uma cobrança indevida na taxa.
De acordo com o diretor do Samae, Jefferson Lima, havia alguns casos em que o cadastro informava que o imóvel não existia edificação, como também a metragem do terreno era maior ou menor do que a existente.
Sendo assim ele explica, que após uma verificação do órgão, ao qual foram realizadas atualizações no cadastro imobiliário, tendo como referência o cadastro da prefeitura municipal através do IPTU, foram verificadas algumas diferenças nos terrenos. “Existia terrenos com áreas não habitada, ou uma residência em dois terrenos, o que causava diferença na arrecadação da taxa”, afirma.
Diante disto, o diretor declara que o Samae regularizará todos os cadastros imobiliários, fazendo com que a cobrança seja feita de forma correta e justa. No entanto ele frisa que não houve em nenhum aumento reajuste na taxa de lixo mas sim o levantamento das residências em Tangará, para que os valores sejam devidamente cobrados. “O Samae lançará nas próximas faturas a cobrança correta da taxa”, finaliza.

Comentários