Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Janeiro de 2008 às 08:15
Por: Noelma Oliveira

    Imprimir


Reunião da Executiva do PMDB ontem acenou positivamente sobre uma composição com o governador Blairo Maggi (PR). Inicialmente, foi ofertada à legenda a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo. Interlocutor do governo, o vice-governador Silval Barbosa repassou o convite aos companheiros de legenda.

O partido, que há exatos oito meses decidiu adotar uma postura de independência ao governo, quer inicialmente manter uma relação institucional. A reaproximação peemedebista de Maggi consolida uma estratégia da sigla para retomar o comando do Paiaguás.

Ontem foi estabelecido o primeiro contato do PMDB com o governador, no Palácio Paiaguás, horas após a decisão da Executiva. O rápido retorno de Maggi demonstrou o interesse em consolidar a relação. A conversa institucional será estendida agora à bancada estadual. Os três deputados estaduais estão em viagem.

O partido, que compôs com Maggi na eleição passada, além da Secretaria, terá novas atribuições na gestão. Por exemplo, ações da Secretaria de Projetos Estratégicos ficarão sob a responsabilidade da vice-governadoria, entre outros programas e atividades que serão coordenados pelo partido, dando maior visibilidade à agremiação no governo.

A reunião da Executiva que contou com praticamente todos os membros da Executiva foi considerada tranqüila. Uma comissão, composta pelo presidente regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, vice-governador Silval Barbosa e o advogado Elarmim Miranda, fará a interlocução com o governador.

A intermediação para a segunda maior sigla da legenda do Estado compor oficialmente com o governo estava sendo feita apenas pelo vice-governador, que sempre manteve um discurso ameno em relação à postura do governador, que preteriu a sigla num primeiro momento da formação do secretariado deste segundo mandato.

Apenas o comando da Sedtur para o PMDB, próximo a um período eleitoral municipal, que promete ser um dos mais conturbados para o governador, não é considerado satisfatório para uma boa parcela da sigla. Porém, projetos futuros do partido, como o comando do Paiaguás, ainda que temporariamente, na eventualidade de Maggi abrir mão do cargo para disputar provavelmente o cargo de senador da República em 2010, abre um “leque” de possibilidades para os peemedebistas.

A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo hoje é ocupada pelo empresário Pedro Nadaf. Segundo uma fonte, Nadaf será remanejado para a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, hoje comandada pelo também empresário Alexandre Furlan. Assessores próximos do governador dão como certa a alteração no staff.

Furlan já havia manifestado desde o ano passado o desejo de deixar o governo para se dedicar aos negócios empresarias. Ele também é membro da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De outro lado, ações do governo, como os consórcios intermunicipais, atualmente agregados à Secretaria de Projetos Estratégicos, passarão para a vice-governadoria e reforçam o PMDB no governo.

O secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto, se recupera de um problema de saúde.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/189239/visualizar/