Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 18 de Janeiro de 2008 às 19:16

    Imprimir


A Pinacoteca do Estado inaugura neste sábado (19) a mostra "Tarsila Viajante", que exibe não somente as obras, mas um pouco do processo de produção da pintora brasileira Tarsila do Amaral.

Com curadoria de Regina Teixeira de Barros e consultoria de Aracy Amaral, a mostra reúne 36 pinturas e mais de uma centena de desenhos, alguns inéditos, feitos pela artista durante as diversas viagens que fez ao exterior e pelo Brasil.

Um catálogo, que inspirou a exposição, deve ser lançado ainda neste ano, quando se comemoram os 80 anos do Manifesto Antropófago Oswald de Andrade, inspirado em uma das pinturas mais famosas e conceituadas de Tarsila, o "Abaporu".

A mostra é dividida em seis núcleos. O primeiro traçam os anos de formação da artista, na Europa, depois vêmos ensaios modernistas, que mostram o retorno ao Brasil, em seguida o "descobrimento" do país pela artista. Após a seção vem a viagem ao Oriente, que abrange uma ida posterior da artista a Paris e também ao Oriente Médio, seguida por Brasil Mágico e Viagem à Rússia.

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari (SP), em 1886, era filha de um rico fazendeiro de café e se tornou uma das mais importantes e criativas artistas do modernismo brasileiro.

Responsável pelo desenvolvimento de uma linguagem própria --derivada da convivência com mestres cubistas e surrealistas em Paris na década de 1920--, Tarsila se debruçou sobre a problemática da identidade nacional.

Ao mesmo tempo em que sua produção foi estimulada pelas discussões com artistas e intelectuais modernistas, foi também fonte inspiradora de movimentos de vanguarda da literatura nacional, como a Antropofagia. .




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/189752/visualizar/