Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 17 de Janeiro de 2008 às 21:45

    Imprimir


Washington, 17 jan (EFE).- Começa hoje o Festival Sundance de cinema independente, com 122 filmes selecionados entre os 3.624 que se candidataram à pré-seleção, e com 88 estréias mundiais, em Park City, Utah (Estados Unidos).

O festival, criado pelo ator Robert Redford, teve sua primeira edição em 1985 e desde então apresentou filmes importantes para a história do gênero independente como "Pequena Miss Sunshine", "Sexo, Mentiras e Videotape", "Cães de Aluguel" ou "Trainspotting".

O evento será realizado em 11 dias e apresentará filmes de 25 países com os mais variados temas.

Ainda não se sabe quais atores passarão pelo festival, que com certeza atrairá famosos que têm saudades do tapete vermelho, depois de o Globo de Ouro ter sido ofuscado pela greve de roteiristas - o Oscar corre o mesmo risco.

Caso decidam não comparecer, em solidariedade aos roteiristas, nomes como Robert de Niro, Bruce Willis, Sean Penn, John Turturro, Charlize Theron, Woody Harrelson, Dennis Hopper, John Malkovich e Tom Hanks se farão presentes nas telas nos filmes projetados entre hoje e 27 de janeiro em Sundance.

De Niro protagoniza "What Just Happened?", de Barry Levinson, e Willis, Penn, Stanley Tucci e Tuturro aparecem em papéis secundários.

"The Great Buck Howard", sobre um estudante que decide abandonar a carreira de Direito para virar assistente de um mago, é estrelado por Hanks e John Malkovich.

"Sleepwalking" conta a trajetória de uma família problemática, com Woody Harrelson, Hopper e Theron nos papéis principais.

Outros atrativos para os apaixonados por celebridades são alguns dos documentários inscritos na competição como "Roman Polanski: Wanted and Desired"; "Gonzo: The Life and Work of Dr. Hunter S. Thompson"; "U2 3D"; e "Patti Smith: Dream of Life".

Ao longo dos anos o festival não se destacou por ser exatamente um palco para "desfile" de famosos.

Entretanto, o único incidente envolvendo um rosto conhecido aconteceu em 2005, quando o fotógrafo David LaChapelle teve problemas com a Polícia. Alguns anos antes, Eric Douglas, irmão do ator Michael Douglas, também foi detido por comportamento inadequado.

Neste ano, o Sundance lançará a filha do seu próprio criador: Amy Redford realizará sua estréia como diretora de cinema com "The Guitar", que conta a história de uma mulher que mora em Nova York e que ao descobrir que está com câncer decide buscar aventuras em sua vida.

Entre os membros dos seis diferentes júris do Festival destacam-se nomes como os do mexicano Diego Luna, Quentin Tarantino, Sarah Oh, Mary Harron e Marcia Gay Harden.

O filme de abertura do festival será "In Bruges", primeiro longa escrito pelo premiado dramaturgo Martin McDonagh, no qual Collin Farrell e Brendan Gleeson interpretam dois assassinos que, após um trabalho mal feito, recebem férias do chefe, interpretado por Ralph Fiennes.

Pela primeira vez na história do festival será projetado um filme em três dimensões.

Trata-se de "U2 3D", uma compilação de shows do grupo musical irlandês U2 produzida com uma nova geração de gravações em três dimensões.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/189907/visualizar/